Com o objetivo de profissionalizar condutores e prevenir acidentes no trânsito, a Cooperativa Vale Log oferece a “Escola de Qualificação de Motoristas Profissionais”. O programa combina aulas teóricas e práticas para ensinar boas condutas, inteligência emocional, jurisprudência, direção defensiva e outros aspectos cruciais para a segurança no trânsito.
Segundo Adelar Steffler, presidente da Vale Log, desde a implementação do curso, há 19 anos, a cooperativa não registrou nenhuma perda de motoristas por acidentes fatais. “Todos os ensinamentos têm sido muito bem assimilados pelos alunos. É motivo de celebração a redução no índice de acidentes”, ressalta Steffler.
Além do conteúdo teórico, o curso inclui lições sobre segurança econômica e a parte mecânica dos caminhões. O instrutor da cooperativa, Márcio Canto, explica que esses tópicos visam reduzir danos ambientais e capacitar os motoristas para identificar e lidar com problemas mecânicos. “O uso inadequado de um caminhão por um motorista despreparado pode causar inúmeros acidentes. Por isso, também trabalhamos a manutenção preventiva”, destaca.
Steffler e Canto enfatizam que o curso tem duração de cinco dias, é gratuito para os associados e inclui estadia e alimentação durante o período de formação.