Carine se reúne com vereadores e propõe Conselho de Administração
Horário SEM cache 03:01:37
Horário COM cache 03:01:37

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Carine se reúne com vereadores e propõe Conselho de Administração

Primeira prefeita na história de Estrela, Carine Schwingel (União Brasil) também era a única mulher na reunião realizada nessa segunda-feira com os vereadores eleitos. O encontro ocorreu no gabinete da chefe do Executivo. Em pauta, o futuro da cidade, a necessária boa relação entre os poderes democráticos do município, e, também, alguns planos dela e do vice-prefeito, Márcio Mallmann, que também participou da conversa.

E entre os principais temas, destaque para a apresentação, por parte da prefeita, do projeto de lei da reforma administrativa – com a remodelação das secretarias municipais e de alguns CCs –, e que será encaminhado à câmara ainda nesta semana. E também para a proposta de criação do “Conselho de Administração”. A ideia é reunir ao menos uma dezena de agentes públicos e privados com conhecimento acima da média sobre a cidade para debater políticas e ações públicas. O grupo deve ser composto por membros de entidades civis, câmara, governo municipal e especialistas. Em tempo, era uma promessa de campanha.

O “Pente fino” da CIC

A Câmara de Indústria e Comércio do Vale do Taquari (CIC/VT) quer colaborar com o sempre necessário “pente fino” no programa federal Bolsa Família. Ora, assim como outros tantos projetos assistencialistas, cujas cifras costumam ser bilionárias, o Bolsa Família também precisa de constante fiscalização para evitar fraudes e impedir o mau uso dos recursos públicos. Mais do que isso. O Bolsa Família não pode servir de escusa para que pessoas com plenas condições de trabalho optem pelo ócio o dinheiro fácil. E mais. Não pode servir de renda extra para quem vive na informalidade. Por tudo isso, reforço, é sempre necessário o “pente fino”. Desde que as questões – e os ranços – ideológicos não contaminem o movimento e constranjam injustamente quem mais precisa de apoio. E certamente os competentes líderes da CIC/VT, que pretendem aproximar os beneficiários das extensas listas de empregos disponíveis na região, estarão atentos a tudo isso.


Pimenta fora. Ruim para o Vale?

O presidente Lula confirmou as expectativas que já tomavam conta dos bastidores e exonerou Paulo Pimenta da Secretaria de Comunicação (Secom). Ele era o único gaúcho com presença forte e voz ativa no alto escalão do governo federal. E sempre foi crucial para a destacada atuação de Maneco Hassen em solo gaúcho e, especialmente, em nossa machucada região. E quem acompanha os complexos movimentos pós-enchentes sabe muito bem o significado disso tudo. Maneco deve permanecer até maio ou junho na Casa do Governo no RS. Após o prazo, o futuro é incerto. E o Vale do Taquari não pode ficar distante do governo federal. Por isso, e independente das crenças, filtros e ideologias, todos deveriam se preocupar com a recente ação do presidente petista e torcer por novidades positivas em breve.


TIRO CURTO

– O governo de Estrela precisa realizar uma reforma externa na prefeitura municipal. A estrutura é a porta de entrada para muitas relações, conexões e negócios. E carece de, no mínimo, uma pintura.
– Entre as principais cidades do Vale do Taquari, só as assessorias de comunicação de Arroio do Meio e Taquari já publicaram fotos e notícias com os atuais gestores no site oficial do município.
– Ex-prefeito de Venâncio Aires e atual membro do parlamento gaúcho, Artur Artus (PDT) quer homenagear o ex-governador Alceu Collares com o nome da RS-467, entre Tapejara e Ibiaça. Morto aos 97 anos no dia 24 de dezembro passado, Collares sancionou a pavimentação da rodovia.
– O governo de Lajeado assinou o primeiro aditivo com a Construtora Giovanella para as obras de “terraplenagem, microdrenagem, pavimentação e sinalização viária” da Av. Alberto Pasqualini, no trecho destruído pela enchente e que leva à Ponte de Ferro. O aditivo concede mais 90 dias de prazo de execução para o referido contrato.
– A equipe de Controle Interno já está definida no governo de Estrela. O grupo será formado pela coordenadora Roberta Petter Ramminger, e terá como membros Douglas Goulart; Kesslhin Dentee Membro; Sabrina Alberton Tedeschi; Fabiani Maria Zarth Ferreira; Mauro Ayres; e Marli Hauschild.

Terno, gravata e cachorro

Vereador mais votado em Encantado com 858 votos, Daniel Passaia (União Brasil) levou um cachorro para a primeira sessão plenária dele e da atual legislatura. “Scoby” esteve presente para chamar a atenção para um projeto de lei do parlamentar sobre cuidados e proteção aos animais domésticos. De fato, ele chamou a atenção. E agora é preciso avaliar a proposta.

Ana vai em busca de sede própria à câmara

Ana da Apama (PP) é a quarta presidente mulher da câmara de vereadores de Lajeado. Antes dela, Carmen Regina Cardoso, Neca Dalmoro e Paula Thomas já haviam assumido a principal cadeira do plenário legislativo.

E Ana vai seguir a sina de outros tantos presidentes e pretende reiniciar o debate sobre a conquista de uma sede própria aos vereadores da principal cidade do Vale do Taquari.

Faz muitos anos as sessões plenárias e os gabinetes estão alocados em dois andares do prédio do Genes Work & Shop. E, para muitos, o ambiente é inadequado para o bom atendimento ao público.

Ana quer conversar com a prefeita Gláucia Schumacher (PP) e reivindicar um dos tantos imóveis/terrenos de posse sob posse do município. E são centenas disponíveis.

Acompanhe
nossas
redes sociais