Uma reunião no salão comunitário do bairro Aimoré foi realizada na noite desta terça-feira, 7, com o objetivo de ouvir a população ribeirinha e entidades locais para a construção de um novo plano de contingência contra desastres naturais.
A iniciativa da Defesa Civil busca integrar sugestões da comunidade e fortalecer as estratégias de prevenção e resposta a emergências, seja em situações de enchentes, vendaváis, deslizamentos ou temporais.
Entre as principais demandas levantadas pelos moradores estão a melhoria nos canais de comunicação, a dragagem de rios e arroios, e o treinamento de brigadas voluntárias para salvamentos. “Ao final da reunião, queremos colocar tudo no papel, elaborar um plano executável e estabelecer claramente as tarefas de cada grupo e entidade. As pessoas em situação de desastre precisam saber o que fazer, isso tem que estar muito claro”, destacou o coordenador da Defesa Civil, tentente coronel Fábio Kuhn.
Kuhn ressaltou que os primeiros dias de sua gestão têm sido dedicados ao reconhecimento do território e das equipes envolvidas. Uma das agendas da semana, junto com o prefeito Sidnei Eckert, foi realizada em Porto Alegre junto com representantes do centro de operações da Defesa Civil e também com integrantes do govenro federal. “Nesse momento inicial, estamos se inteirando de todas as demandas e buscando soluções”.