Vale Log forma 370 motoristas em três anos e amplia turmas para 2025
Horário SEM cache 10:51:56
Horário COM cache 10:51:56

Opinião

Vini Bilhar

Vini Bilhar

Repórter de economia

Vale Log forma 370 motoristas em três anos e amplia turmas para 2025

A Vale Log certificou 140 alunos em 2024 na Escola de Qualificação de Motoristas Profissionais, totalizando 370 formados desde 2022. Para 2025, estão previstas 22 turmas, além de cursos mensais de Direção Defensiva e Reciclagem, com início em janeiro.

O projeto, em parceria com Sistema Ocergs – Sescoop RS, Rede Transporte e Fecoagro, oferece 40 horas de aulas teóricas e práticas, abordando temas como trânsito, mecânica, direção defensiva e condução econômica. As inscrições podem ser feitas no site www.coopervalelog .com .br.

Governo revisa regras para trabalho sob calor extremo

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) estuda atualizar a NR-15, que regulamenta condições de insalubridade, considerando calor extremo. As mudanças incluem adaptações por região climática e período do dia. Os especialistas alertam que, sem fiscalização, as normas podem não ter eficácia. O Brasil registrou recordes de temperatura em 202 3 e 2024, agravando riscos para trabalhadores rurais, da construção civil, da mineração e da limpeza pública, entre outros.

Ondas de calor, intensificadas pelas mudanças climáticas, comprometem a saúde e aumentam os riscos de lesões ocupacionais, segundo relatório da OIT. As propostas incluem revisão de EPIs e medidas mais eficazes para proteção dos trabalhadores.

RÁPIDAS

• Bitcoin – Em relatório, o Mercado Bitcoin destaca que, em 2025, com a crescente adoção institucional e um ambiente macroeconômico mais favorável, a projeção é de que o Bitcoin ultrapasse a marca de US$ 200 mil, dobrando seu valor em relação ao recorde registrado em 2024.

• Aposentadoria – O INSS e Previdência Social vão dar início a um pente-fino para revisar 802 mil aposentadorias por invalidez. A ação seguirá regra legal e convocará beneficiários que não passam por perícia médica há mais de 24 meses.

Incertezas marcam projeções econômicas para 2025

O Relatório Focus de ontem, do Banco Central, mostra divergências crescentes entre analistas sobre indicadores econômicos. A Selic, por exemplo, apresenta dispersão: 40,7% sugere taxas entre 11,5% e 13,75%. Fatores como dúvidas sobre o controle da dívida pública, a postura do futuro presidente do BC, Gabriel Galípolo, e a alta do dólar, que atingiu R$ 6, alimentaram a incerteza.

O IPCA também gera preocupações. Apenas 21,8% dos economistas acreditam que a inflação ficará abaixo do teto de 4,5% em 2025. Essa instabilidade exige respostas firmes para restaurar a previsibilidade e a confiança no cenário econômico.

Frase do dia

O combustível que mais subiu no período foi o etanol.

Mas ele pesa muito pouco, compromete menos de 1% no orçamento familiar.

Então a participação dos combustíveis na inflação caiu muito.”

Acompanhe
nossas
redes sociais