Na Segunda-feira, 6, 17 famílias de Muçum que tiveram casas destruídas pelas enchentes de setembro de 2023, assinaram contratos para a construção de novas residências através do Minha Casa, Minha Vida Rural – Calamidade. O programa é uma iniciativa do Governo Federal, com execução pela Caixa Econômica Federal e apoio da COOHAF, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e da Prefeitura Municipal.
O evento, realizado na Câmara de Vereadores de Muçum, contou com a presença do Secretário de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Emanuel Hassen; do Prefeito do Município de Muçum, Mateus Trojan; do Superintendente Executivo de Habitação da Caixa Econômica Federal, Rafael Forace; do Presidente da COOHAF, Juarez da Rosa Cândido e do Presidente do STR de Muçum, Adair Vila. Autoridades locais e as famílias beneficiadas também participaram do ato de assinatura, que marca o início das obras e a liberação dos recursos necessários para a construção das moradias.
O Programa Minha Casa Minha Vida Rural – Calamidade foi criado para atender agricultores familiares, trabalhadores rurais e moradores das áreas rurais afetados por desastres climáticos, ele oferece uma alternativa habitacional segura para as famílias que perderam suas casas ou cujas residências foram interditadas.
Em Muçum, as 17 novas casas serão construídas em áreas fora das zonas alagáveis, garantindo mais segurança aos beneficiários. As residências terão 57 metros quadrados, com dois quartos, banheiro acessível, sala e cozinha integradas, área de serviço e varanda. Além disso, os projetos foram concebidos considerando possíveis necessidades de acessibilidade no futuro e têm prazo de 8 meses para entrega das construções.