O Festival Canto da Lagoa chega à sua 18ª edição em 2025, celebrando a diversidade e o talento musical entre os dias 27 e 30 de março, no Parque João Batista Marchese, em Encantado.
As inscrições estarão abertas a partir da sexta-feira, 10, e seguirão até o dia 10 de fevereiro, sendo realizadas exclusivamente pelo site oficial do evento (www.festivalcantodalagoa.com.br) que também concentra o regulamento do evento.
Promovido pela Associação Cultural em parceria com a Prefeitura de Encantado, e financiado pelo Pró-cultura RS, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o festival reafirma seu compromisso com a valorização de novos talentos e a pluralidade musical, apresentando quatro categorias:
- Juvenil: voltada para participantes até 18 anos, com interpretação de músicas de edições anteriores;
- Instrumental: exclusividade para composições instrumentais, independente do gênero;
- Urbana: novidade desta edição, abrangendo estilos como hip hop, rap, R&B e música eletrônica;
- Livre: contemplando gêneros tradicionais, como samba, rock, reggae e outros.
Premiação e Seleção
Ao todo, 28 canções serão selecionadas: 10 na Juvenil, 4 na Instrumental, 4 na Urbana e 10 na Livre. A seleção ocorrerá entre os dias 24 e 25 de fevereiro, com divulgação do resultado até o dia 27 de fevereiro.
As apresentações iniciam no dia 27 de março com a categoria Juvenil e seguem até a grande final, no dia 30 de março, às 18h. A premiação total será de R$ 116.200,00, representando um aumento de 35% em relação aos R$ 85.500,00 da edição de 2023. Os prêmios incluem valores em dinheiro, troféus e reconhecimentos especiais, como Melhor Arranjo, Melhor Intérprete e Melhor Instrumentista. Um júri de renomados profissionais, formado por Carlos Badia, Beto Xavier, Ivana Tolotti, Jaqueline Barretto e Lúcio Brancatto, será responsável pela avaliação das canções.
Trajetória de Sucesso
Criado em 1991 como um encontro entre amigos à beira da Lagoa da Garibaldi, o Canto da Lagoa evoluiu para um dos principais festivais de música autoral do Brasil, revelando talentos de destaque nacional e internacional.
Na edição de 2023, o festival recebeu 699 inscrições e consagrou como vencedora a música “À Nova Estação”, do gênero Zamacueca, com letra e interpretação de Maurício Barcellos. O 2º Lugar foi ocupado por “Sobre Vivências”, um Samba de Diogo Matos, Thiago Suman e Guilherme Suman, interpretado por Paola Matos; “Devaneio”, do gênero MPB, levou Eduardo Isaías de Azevedo ao 3º Lugar. O “Melhor Tema Cristo Protetor” foi para a composição “Desse Abraço Encantador”, de Arison Martins e Carlo Omar Vilella Gomes, finalizando com a categoria estudantil, conquistada pela jovem Emanuelle Corrêa, de Sananduva.