Com o início de um novo ano, muitos aproveitam o momento para refletir sobre novos hábitos e estabelecer metas. Entre as resoluções mais comuns estão as relacionadas à prática de exercícios físicos. No entanto, para quem deseja transformar o exercício em um hábito permanente, as dificuldades podem surgir, principalmente em relação à adaptação à rotina.
Miguel Lucian, profissional de Educação Física, compartilha algumas dicas essenciais para quem quer aproveitar o começo do ano para adotar uma vida mais ativa e saudável. Ele ressalta que, para alcançar esse objetivo, é fundamental ter um propósito claro. “Todo mundo deveria ter um objetivo em relação à atividade física, para que isso seja mais facilitado”, explica.
O profissional também destaca a importância do ambiente em que estamos inseridos. Segundo ele, somos profundamente influenciados pelo meio em que vivemos. “É o poder da ambiência. Precisamos aprender a conviver mais com pessoas que já possuem os hábitos que gostaríamos de formar”, afirma. A presença de indivíduos com hábitos saudáveis pode ser um grande incentivo para quem está começando a se exercitar.
Outro fator importante, segundo Lucian, é a coragem de se permitir experimentar novos espaços e ambientes. “A pessoa se permitir estar em novos espaços, ter coragem de entrar em outros meios, pode ser um dos fatores mais poderosos para incorporar o exercício na vida”, diz.
Ele ainda aborda o comportamento de algumas pessoas que desestimulam os iniciantes. “Um maratonista não ri de quem está correndo o seu primeiro quilômetro. Quem pega no pé de quem está começando são, na verdade, os sedentários, os preguiçosos. Eles se sentem incomodados com o fato de alguém estar se superando”, alerta.
Nas redes sociais, Miguel Lucian oferece um apoio adicional a quem deseja começar. Ele recomenda o perfil @vamomovimento, um passo a passo que ajuda as pessoas a se motivarem a praticar exercícios físicos. “Com metas ao longo de oito semanas, vamos ajudar a incorporar o exercício na rotina, promovendo também uma mudança na forma como cada pessoa enxerga a atividade física”, explica.
Com essas dicas, Miguel Lucian reforça que a chave para incluir o exercício físico na rotina de forma duradoura é persistência, apoio de um bom ambiente e a coragem de dar os primeiros passos.
Acompanhe a entrevista na íntegra