O período de matrículas na rede estadual de ensino para o ano letivo de 2025 começou nesta segunda-feira, dia 6, com intenso movimento nas escolas da região. A exemplo, em Lajeado, as vagas para o ensino médio no turno da manhã na Escola Estadual de Educação Básica Érico Veríssimo se esgotaram antes do meio-dia. De acordo com a coordenadora regional de educação, Greicy Weschenfelder, a alta procura pela escola é recorrente e não significa que faltam vagas no município.
“É importante frisar que não há falta de vagas, o que acontece é uma alta procura por vagas no turno da manhã nesta escola. Mas temos que lembrar que temos vagas matutinas no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, em que a situação está mais tranquila”, afirma a coordenadora.
No Érico Veríssimo ainda há vagas para o ensino médio no turno da tarde e noite. Apesar de muitos alunos preferirem o turno da manhã para conciliar trabalho e estudos, Greicy frisa que o programa Jovem Aprendiz oferece a possibilidade de trabalho pela manhã a fim de que os jovens possam estudar à tarde.
“As empresas são sabedoras desta situação, pois é direito e dever do aluno estudar. Ele tem que estar estudando para depois trabalhar”. A ausência de novas turmas no Érico Veríssimo está atrelada a capacidade física da escola e a disponibilidade de professores.