Com sete novidades, câmara abre atividades de 2025
Horário SEM cache 13:54:29
Horário COM cache 13:54:29

LAJEADO

Com sete novidades, câmara abre atividades de 2025

Em comparação com a última legislatura, oito vereadores permanecem. Sessão desta terça-feira, 6, será a primeira comandada pela presidente Ana da Apama

Com sete novidades, câmara abre atividades de 2025
Foto: Mateus Souza
Lajeado

A primeira sessão ordinária do ano nesta terça-feira, 6, marca o início dos trabalhos no Legislativo em 2025. Entre as novidades está a composição formada por sete novos vereadores em comparação com a Legislatura anterior, além de oito remanescentes. Será o início da gestão de Ana da Apama (PP) na presidência. Compõem ainda a mesa diretora, Neco Santos (PL) e Aquiles Mallmann – Cascão (PP), um dos eleitos que terá sua primeira experiência na casa.

Participam de uma sessão pela primeira vez Aquiles Mallmann – Cascão (PP), Lisandra Quinot (PP), Mano Pereira (PL), Professor Ramatis (PL) e Rosane Cardoso (PT). Entre os que assumiram na legislatura passada como suplentes e agora são vereadores efetivos estão: Neco Santos (PL) e Antônio Oliveira (Podemos). Os demais foram reeleitos ou, no caso de Heitor Hoppe (PP), aproveita espaço deixado por um dos eleitos que integrará o secretariado de Gláucia Schumacher.

A primeira reunião de 2025 não tem uma pauta pré-estabelecida de projetos, porém define os integrantes das comissões permanentes da casa, que conduzem a tramitação dos projetos, entre outras atribuições. Além disso, marca os primeiros discursos em plenários da nova composição.

Duas confirmações no dia anterior

Com cinco nomes, o PP tem a maior bancada. Quinot e Hoppe são as últimas confirmações feitas pelo presidente do partido em Lajeado, Natanael dos Santos, ontem, 6, após reuniões. Eles ocupam os espaços deixados por Alex Schmitt e Fabiano Bergmann, que serão secretários municipais. A ideia era convencer um dos suplentes a desistir e abrir espaço para Mozart Lopes, mas as negociações não evoluíram. Reforçam a base de governo, Paula Thomas (PSDB) e três nomes do PL: Neco Santos, Mano Pereira e Professor Ramatis.

No lado da oposição, a maior bancada é do MDB com quatro cadeiras ocupadas por Jones Vavá, Marquinhos Scheffer, Waldir Blau e Eder Spohr. A curiosidade fica pelo comportamento de Scheffer, que votou contrário a chapa composta por emedebistas na disputa pela pesa diretora no dia 31 de dezembro após a posse dos eleitos. Completam o grupo de vereadores Rosane Cardoso (PT) e Antônio Oliveira (Podemos). A sessão inicia 17h e terá transmissão nos canais oficiais da câmara.

Os 15 vereadores de Lajeado

  • PP – Ana da Apama, Aquiles Mallmann – Cascão, Heitor Hoppe, Lisandra Quinot e Lorival Silveira
  • MDB – Eder Spohr, Jones Vavá, Marquinhos Scheffer e Waldir Blau
  • PL – Mano Pereira, Neco Santos e Professor Ramatis
  • PSDB – Paula Thomas
  • PT – Professora Rosane Cardoso
  • Podemos – Antônio Oliveira

Acompanhe
nossas
redes sociais