Entre os dias 3 e 5 de janeiro, um grupo de caiaqueiros da região realizou uma expedição pelo rio Camaquã, percorrendo 67 quilômetros em três dias de remada. A atividade, organizada pelos integrantes do grupo Mano da Pesca, teve início no Passo das Carretas, em Santana do Boa Vista, e seguiu até a localidade do Vua dos Prestes, em Encruzilhada do Sul.
Composta por 26 remadores, a expedição teve o objetivo de fortalecer vínculos entre os membros e promover a conscientização sobre a preservação dos rios da região.
Em paralelo, o grupo já organiza um novo evento para os dias 8 e 9 de março, em parceria com entidades de Cruzeiro do Sul, a segunda edição do Reme essa Ideia. A intenção será de iniciar o reflorestamento nas margens do Rio Taquari, com foco em áreas entre os municípios de Lajeado, Estrela e Cruzeiro do Sul.
De acordo com um dos líderes do grupo, João Paulo Aires, a ideia é envolver a comunidade local e os praticantes de esporte em um esforço conjunto para recuperar e preservar o ecossistema da região.