Desde as primeiras horas deste sábado, 4, pais e responsáveis formaram filas em frente à Escola Estadual Érico Veríssimo, em Lajeado, para garantir uma vaga no turno da manhã para o ano letivo de 2025. Muitos relataram desconforto com a situação, que ocorre anualmente devido à alta demanda por vagas no período matutino.
Maria da Silveira, de 59 anos, chegou às 6h para assegurar a matrícula da neta Isadora, 14, que trabalhará à tarde como jovem aprendiz. “Não precisava passar por isso. Poderiam abrir pelo menos o portão da escola para que as pessoas não ficassem na calçada, sem acesso a um banheiro”, desabafa.
Antônio Resoli Czimbra, 62, morador do bairro Montanha, também enfrenta a fila pela segunda vez. Em 2017, garantiu a vaga da filha e agora busca uma para o filho de 15 anos. “Cheguei por volta das 8h e já havia seis pessoas aguardando. Pretendo ficar até amanhã às 18h, quando distribuirão as fichas. É difícil, especialmente com esse calor de 30°C”, comenta. Para amenizar as condições, ele improvisou uma lona para se proteger do sol.
O diretor da escola, João Ambreu, reforça que todos os estudantes designados para a unidade terão vaga, mas alerta que não há garantia de disponibilidade no turno da manhã. “Temos cerca de 120 vagas para o período matutino, mas a procura é muito maior. Pedimos que os pais não fiquem expostos ao tempo, sem estrutura, pois vamos organizar a entrega de fichas no domingo, 5, às 18h, para evitar filas durante a madrugada”, explica.
Como funcionará a matrícula
As matrículas serão realizadas de 6 a 19 de janeiro. Para quem busca vaga no turno da manhã, será necessário retirar uma ficha no domingo, 5, às 18h. A ficha garante a possibilidade de matrícula no dia seguinte, segunda-feira, 6, das 8h às 14h.
Documentos necessários
- Cópia da certidão de nascimento;
- Cópia da carteira de identidade (frente e verso);
- Cópia do comprovante de residência;
- Duas vias do histórico escolar;
- Uma foto 3×4 atual.
O atendimento na escola em janeiro será das 8h às 14h. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (51) 98186-0718, das 14h às 22h.