O primeiro projeto de lei a ser encaminhado pelo Executivo municipal no governo de Gláucia Schumacher vai promover uma reestruturação administrativa. A proposta, em fase de finalização, deve ser protocolada na câmara de vereadores nos próximos dias. Criação de uma nova secretaria e mudanças nos departamentos estão entre as novidades.
Promessa de campanha de Gláucia e do vice, Guilherme Cé, a Secretaria de Serviços Urbanos vai abarcar a parte de zeladoria. A pasta já conta com um nome – mantido em sigilo – escolhido pela prefeita. O anúncio oficial só vai ocorrer após a aprovação do projeto de lei, o que ela espera ocorrer até fevereiro.
“Pretendemos enviar logo na primeira ou segunda sessão do ano este projeto”, comenta a gestora. Com maioria confortável no parlamento – nove dos 15 vereadores integram a bancada da situação – a expectativa do governo é de tramitação tranquila, sem maiores problemas para aprovar as mudanças.
Os cuidados com a cidade estão entre os três macrocompromissos definidos por Gláucia e Cé no plano de governo apresentado durante a campanha de 2024. São áreas consideradas prioritárias para a nova gestão. Além desta, foram elencadas também a reconstrução e prevenção e a infraestrutura e mobilidade urbana.
Retorno à Seplan
Outra mudança prevista na reestruturação administrativa não chega a ser uma novidade. Trata-se de um remanejamento de setores que haviam sido transferidos à Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Agricultura (Sedetag) e que agora retornam para o escopo da Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade (Seplan), como a aprovação de projetos e o cadastro imobiliário.
“Fizemos essa experiência há dois anos, de separar a Seplan, que ficou quase restrita aos projetos internos da prefeitura. Mas vimos que o processo não fluiu como imaginávamos, então vamos retornar para como era antes disso. É uma volta às origens”, afirma Gláucia.
O novo secretário de Planejamento de Lajeado, Alex Schmitt, considera as mudanças positivas, embora admita que se leve um tempo para a reorganização de toda a estrutura. A expectativa, para ele, é de que a tramitação de expedientes diminua. “A tendência é que a gente tenha um ganho de produtividade”, afirma.
Turismo em outra pasta
Outra reorganização que envolve a Sedetag, conforme os planos da prefeita, é a ida do departamento de turismo para a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), sob responsabilidade de Carlos Reckziegel. O próprio titular da pasta anunciou a novidade em sua rede social.
A vinculação do turismo à Sedetag ocorreu durante a reestruturação feita pelo ex-prefeito Marcelo Caumo, quando assumiu a gestão municipal, em 2017. No governo de seu antecessor, Luís Fernando Schmidt, o setor esteve vinculado à pasta da Cultura, na antiga Secultur.
Retorno ao Centro Administrativo
– Até o final de fevereiro, o Centro Administrativo deve voltar a ser ocupado por secretarias municipais. O prédio passou por uma remodelação interna ao longo de 2024. Apenas o gabinete da prefeita funciona no local;
– Conforme Gláucia, vão retornar ao Centro Administrativo as secretarias de Administração, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag), Fazenda, e Planejamento, Urbanismo e Mobilidade (Seplan), além da procuradoria jurídica;
– A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer também deve se mudar para o Centro Administrativo. Hoje, a pasta funciona em prédio alugado na rua Alberto Torres, onde também está a Saúde.