A boa temporada realizada em 2024 fez o atacante lajeadense Gonzalo Fornari, 25, rumar para um destino alternativo no mundo do futebol. Depois de se destacar pelo Anápolis na conquista da vaga para a Série C do Campeonato Brasileiro, o centroavante de quse 2 metros de altura assinou com o Busan Ipark, da Coreia do Sul.
Fornari foi um dos principais destaques do “Galo da Comarca”, como é chamado o Anápolis, na campanha que chegou até a final da Série D. Foi dele, por exemplo, os dois gols na semifinal contra o Iguatu.
Os sete gols e boas atuações no ano que recém encerrou chamaram a atenção de outros clubes. Entre as propostas, a que se destacou foi do time coreano. Desde a semana passada o atacante está no país asiático, onde ainda enfrenta a dificuldade em se ambientar e lidar com a diferença de fuso-horário e clima.
Fornari comenta que a boa campanha e o destaque na reta final da Série D foram preponderantes para o novo clube confiar na contratação. “Quando assinei com o meu empresário comentei sobre quais os destinos que eu gostaria de seguir. Representantes do clube foram até Anápolis me ver jogar e deu certo de acompanharem uma partida onde tive boa atuação, facilitando o acerto”, diz.
O Busan Ipark fica na cidade de Busan, a segunda mais populosa da Coreia do Sul, com cerca de 4 milhões de habitantes, localizada no sudeste do país. Recém chegado, Fornari já elenca algumas características do local. “É um país muito diferente na cultura. Também notei a diferença do clima, por embarquei no Brasil com calor e cheguei aqui num período de muito frio. As pessoas todas muito educadas também me chamou a atenção. Tive uma boa primeira impressão, acredito ser um país onde posso construir uma carreira no futebol”, diz.
Antiga potência, agora na segunda divisão
O clube de destino do atacante é um dos mais tradicionais da Coreia do Sul. Foi fundado em 1979 pela corporação Daewoo, com o nome de Daewoo Royals FC. Em 1985, o clube adotou o nome da cidade de Busan, passando a chamar-se Busan Daewoo Royals. Em 2005, com a incorporação da Daewoo pela I’Park construction, divisão de construções da Hyundai, o clube trocou novamente seu nome para Busan I’cons e, posteriormente para Busan Ipark.
Foi campeão sul-coreano quatro vezes, 1984, 1987, 1991 e 1997, e vice-campeão em três temporadas. Venceu ainda a Copa da Coreia em 2004. Ainda com o nome de Daewoo Royals, ganhou seus únicos títulos internacionais nos anos 1985 e 1986, com a Liga dos Campeões Asiática e a Copa Afro-Asiática de Clubes.
O prestígio, no entanto, ficou mais no passado. Atualmente, o clube se encontra na segunda divisão da K-League, como é chamado o Campeonato Coreano. Como característica marcante, o time conta com um uniforme tradicionalmente vermelho e branco no formato quadriculado.