Mulheres podem avançar ainda mais na política regional

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Mulheres podem avançar ainda mais na política regional

Dois Lajeados, Estrela, Lajeado e Paverama elegeram mulheres como chefes do poder Executivo municipal. Fabiana Giacomin (PP), Carine Schwingel (União Brasil), Gláucia Schumacher (PP) e Michele Vargas (MDB) conquistaram juntas um feito histórico no Vale do Taquari. Afinal, nunca tivemos tanta representatividade feminina à frente das nossas prefeituras. Ainda é um número baixo. Baixíssimo, a bem da verdade.

Mas tem um dado que precisa servir de parâmetro para a avaliação dos velhos caciques dos principais partidos. No pleito municipal de outubro, eram 86 candidatos a prefeito e só sete candidatas a prefeita. Ou seja, de sete candidatas, quatro foram eleitas. Um índice impressionante de aprovação por parte dos eleitores e que precisa, reforço, servir de análise para as eleições municipais de 2028. Não podemos seguir negligenciando a força e a maturidade feminina nos pleitos e, além disso, seguir desprezando a preferência demonstrada em outubro pelos eleitores.

TIRO CURTO

– Prefeita de Lajeado, Gláucia Schumacher (PP) avisou que já possui o nome do futuro Secretário de Zeladoria. Entretanto, ainda é preciso criar a secretaria por meio de projeto de lei. Mas tudo indica que será um homem. Muitos apostam em Mozart Lopes (PP). Mas tal certeza perdeu força nos últimos dias.
– Em Santa Clara do Sul, o Republicanos divulgou uma Nota de Repúdio contra o vereador eleito Esequiel Selge, após a votação da Mesa Diretora. Ocorre que ele votou contra a chapa que contava com o colega de partido Leandro Braun como Secretário, e que acabou derrotada.
– Em tempo, e com o voto de Selge, a câmara de Santa Clara do Sul terá uma mulher na presidência. No caso, a vereadora Rosani Richter, do PP.
– Rivelino Jacques Peixe, que atuava na Defesa Civil Regional, será o novo Coordenador da Defesa Civil de Estrela.
– Em Encantado, os vereadores tucanos Cris Costa (PSDB) e Valdecir Gonzatti (PSDB) se bicaram até os 45 minutos do segundo tempo para abocanhar a presidência da câmara em 2025. Mas, e nos acréscimos, quem assumiu a Mesa Diretora foi a (também ) tucana Joanate Cardoso (PSDB), que ainda enfrenta um pedido de cassação assinado pelo Ministério Público local.

Ausências em 2025

A câmara de vereadores de Lajeado perdeu duas peças importantes na oposição. Carlos Ranzi (MDB) e Sérgio Kniphoff (PT) tinham a faca e o queijo na mão para garantirem mais um mandato no plenário lajeadense. Mas eles colocaram os nomes à disposição dos partidos e tentaram encerrar com o ciclo vitorioso do PP no Executivo. E, como não foi possível vencer, eles obviamente não permanecem na vida pública lajeadense nos próximos anos. Uma perda significativa para o Legislativo e para a oposição, reforço. E fica a torcida para que os novos parlamentares honrem o bom trabalho desempenhado pelo emedebista e pelo petista nas últimas legislaturas.

Pontes ao Vale

O governo federal provou que é possível, sim, entregar novas pontes em tempo recorde. Foi assim com a conclusão da travessia sobre o Rio Caí, entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul, uma complexa obra de R$ 30 milhões entregue em sete meses. A partir disso, é possível cobrar muito mais empenho por parte do governo estadual (e da empresa contratada) junto ao canteiro de obras da nova ponte sobre o Rio Forqueta, entre Lajeado e Arroio do Meio. Aliás, também é necessário cobrar mais celeridade por parte do mesmo governo federal na obra de reconstrução da ponte entre Marques de Souza e Travesseiro. Eu reforço: o exemplo do Vale do Caí prova que tudo é possível!

Desafio aos empossados (as)

Os gestores municipais que entregaram o bastão nesta semana merecem todo nosso respeito. Eles iniciaram a gestão em meio à pandemia do coronavírus e finalizaram em meio aos destroços de duas das maiores e mais trágicas enchentes da história. Alguns foram derrotados nas urnas, mas deixam as respectivas prefeituras de cabeça em pé. E tudo isso aumenta ainda mais a responsabilidade de quem assumiu as administrações municipais em 1º de janeiro. Manter o ritmo de desenvolvimento econômico em meio à assistência social e à reconstrução das cidades será o grande desafio dos prefeitos, prefeitas, vereadores e vereadoras que bravamente se colocam à disposição.

Maturidade do mais votado

Representando a bancada do MDB nos discursos de posse dos vereadores eleitos (e reeleitos) em Lajeado, Vavá foi cirúrgico ao decifrar a própria votação conquistada em outubro, quando ele se consagrou como o vereador mais votado na história do principal município do Vale do Taquari. Segundo o parlamentar, tal conquista tem como pilares a atuação comunitária, o olhar humanizado para a população mais carente, o diálogo com os demais colegas de plenário, e, também, as realizações do ex-prefeito Marcelo Caumo (PP), que atendeu aos mais diversos pedidos de melhorias protocolados por Vavá. Um discurso maduro de quem sabe que o futuro na política lajeadense depende deste tipo de postura. Por aqui não há lugar para radicalismo!

Susto e posse em Taquari

Foto: Vini Bilhar

Prefeito reeleito em Taquari, André Brito (PDT) viveu fortes emoções às vésperas de tomar posse pela segunda vez como chefe do Executivo taquariense. No dia 31, na véspera do ano novo, ele passou por um delicado procedimento de cateterismo cardíaco em um hospital da capital gaúcha. Mesmo assim, o pedetista encontrou disposição e fôlego para comparecer ao evento de ontem para discursar e prometer ainda mais eficiência à máquina pública e avanços na geração de renda e emprego aos contribuintes. Acima de tudo, Brito precisa tornar o município cada vez mais atraente para a atração de novas empresas e indústrias. Não há outro caminho e ele sabe muito bem disto!

Acompanhe
nossas
redes sociais