A formação da Guarda Municipal de Lajeado está prevista para começar na segunda quinzena de março, caso não ocorram imprevistos, segundo o secretário da Segurança Pública do município, Paulo Locatelli.
Os 37 agentes de trânsito serão capacitados por uma escola de formação localizada em Gravataí, ao longo de cinco meses. Conforme Locatelli, “os instrutores dessa instituição já formaram diversas guardas municipais em diferentes regiões do estado com êxito, o que comprova a qualidade do treinamento”.
O secretário explica que a formação inclui aulas teóricas e práticas, além de avaliações psicológicas. Para ser considerado apto como guarda municipal, o agente de trânsito precisa ser aprovado em todos os testes. Caso contrário, ele permanece desempenhando a função de agente de trânsito. Locatelli também destacou que as ações da guarda municipal podem ser realizadas em operações integradas com a polícia ou de forma independente.
Ainda há detalhes a serem definidos, como o número de vagas disponíveis no concurso público para ingresso na guarda. Nesse cenário para os concursados, a formação poderia se estender por até nove meses. Apesar disso, o objetivo do secretário é que todos os ajustes sejam realizados ao longo dos próximos meses, para que os novos guardas estejam formados e em operação até o próximo Natal.