O governo do Estado, por meio da secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), realizará o ato de entrega das chaves de 40 moradias temporárias em Arroio do Meio na segunda-feira, 30. O evento contará com a presença do secretário da Sehab, Carlos Gomes.
No total, serão 500 unidades temporárias, distribuídas por nove municípios, com investimento de R$ 66,7 milhões do Tesouro do Estado. Até o momento, 292 já foram entregues. As 40 casas são mobiliadas, transportáveis e reutilizáveis.
As casas ou módulos temporários são destinadas, preferencialmente, a municípios que ainda possuam pessoas em abrigos e que contem com alguma área fora da mancha de inundação para a instalação das moradias. As prefeituras são responsáveis pelo preparo do terreno – com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur) nas ações de terraplenagem, compactação de solo e a preparação da infraestrutura (execução de conexões das redes de água, esgoto e energia elétrica). Os módulos chegam prontos da fábrica ao local de instalação, necessitando apenas de sapatas de nivelamento (um tipo de fundação).
Sobre os módulos
Cada unidade possui 27 m² e é composta por dormitório, sala e cozinha conjugadas e banheiro, além de possuírem mobiliário sob medida e eletrodomésticos de linha branca. A estrutura de aço galvanizado e concreto ganhou elementos que garantem resistência e conforto para os moradores.
Por dispensar a construção no local, os módulos são ambientalmente sustentáveis, pois não geram resíduos de obra e possibilitam uma economia de oito vezes menos água em comparação com métodos tradicionais.
Além disso, os módulos ficam incorporados ao acervo do Estado e poderão ser reutilizados por várias vezes em outras situações em que se fizerem necessários, depois que as famílias já tiverem sido transferidas para moradias definitivas.