A proposta do governo do estado para concessão de rodovias e implantação do sistema de pedágio eletrônico free flow tem gerado críticas entre os prefeitos da região alta do Vale do Taquari. Jonas Calvi, de Encantado, Tiago Michelon, de Vespasiano Corrêa, e Mateus Trojan, de Muçum, manifestaram preocupação com o impacto financeiro e logístico das mudanças previstas. Os gestores entendem que o governo estadual deve rever os valores e critérios do plano de concessão, considerando o impacto social e econômico das alterações nas rodovias.
Calvi destacou que a prioridade da região é a recuperação da infraestrutura destruída pelas cheias e que a instalação do sistema de pedágio deve considerar o contexto local. “O que nos preocupa é o momento atual em que a região vive. Precisamos de obras de infraestrutura, e a situação das pontes ainda não foi resolvida. É fundamental definir critérios claros para a instalação e a cobrança do pedágio”, afirmou.
O gestor sugeriu que o arco do sistema de free flow, planejado para a divisa de Encantado com Palmas, seja instalado após a entrada de Palmas, evitando prejuízos adicionais à região. Ele mencionou estudos em andamento com relação à atualizado do Plano Diretor, realizados em parceria com a Univates, para avaliar os impactos urbanísticos e rodoviários na área.
Presidente da Associação dos Municípios do Alto Taquari (Amat), Michelon apontou que o valor da tarifa proposto é o principal problema. “A tarifa de Vespasiano Corrêa a Lajeado custaria R$ 14,00 o que não representa um avanço positivo. Sabemos que os recursos provenientes dos impostos são insuficientes, mas os valores precisam ser adequados à realidade da região”, disse.
Ele reforçou a importância de um debate aprofundado sobre o projeto e sugeriu a criação de um conselho com ex-prefeitos da região para auxiliar na tomada de decisões relacionadas à concessão das rodovias.
Para Trojan, o modelo apresentado pelo estado é oneroso e desalinhado com a realidade econômica local.
“As tarifas são iguais ou superiores às previstas no modelo anterior, o que é inaceitável. Isso dificulta a competitividade da nossa região”, declarou. Ele destacou a necessidade de investimentos na duplicação da ERS-129 até Muçum, apontando a obra como prioritária para o desenvolvimento regional. Trojan também defendeu a união entre a AMAT e a Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) na discussão do tema, afirmando que a cooperação entre as entidades será determinante para buscar soluções.

Em Encantado, expectativa é que o arco do free-flow não divida a comunidade de Palmas como ocorre hoje com a Praça de Pedágio (Foto: Matheus Laste)
Locais e valores dos pórticos na região alta
- ERS-130 / Km 93 / Encantado / R$ 5,70
- ERS-129 / Km 81 / Muçum / R$ 4,00
- ERS-129 / Km 92 / Vespasiano Corrêa / R$ 2,30
- ERS-129 / Km 101 / Dois Lajeados / R$ 2,10
- ERS-129 / Km 117 / Guaporé / R$ 4,00
- ERS-129 / Km 139 / Serafina Corrêa / R$ 4,60
- ERS-129 / Km 160 / Casca / R$ 3,80