A nova ponte entre Cotiporã e Bento Gonçalves foi inaugurada de forma oficinal na manhã deste sábado, 28. O trânsito entre as duas cidades da Serra estava interrompido desde o início de maio, quando a estrutura foi coberta e arrastada pelas águas das enchentes no Rio das Antas.
Sete meses depois, é retomada a ligação entre os municípios. Os veículos já passam pela travessia desde a véspera de Natal, 24.
Veículos leves e de carga pesada de até 45 toneladas podem passar pelo local. A ponte tem quatro metros de altura e é de pista única, sendo necessário que os veículos de um lado da estrutura atravessem primeiro, para depois dar espaço a quem vem na direção contrária.
Os recursos para a construção da travessia foram arrecadados pela Defesa Civil dos municípios de Cotiporã e Bento Gonçalves e Associação Comercial Cultural e Industrial de Veranópolis (ACIV), contando com a ajuda da população que se mobilizou com doações.
A ponte foi construída pelo Programa de Aceleração Pontes do Sul, nos mesmos moldes da Ponte da Cooperação, que liga Caxias do Sul e Nova Petrópolis, sobre o Rio Caí.