Taxa de desocupação no Brasil atinge menor nível histórico

ECONOMIA

Taxa de desocupação no Brasil atinge menor nível histórico

Números mostram aquecimento na geração de emprego formal no país

Taxa de desocupação no Brasil atinge menor nível histórico
Foto: kstockphoto (envato)
Brasil

A taxa de desocupação no Brasil caiu para 6,1% no trimestre encerrado em novembro de 2024, o menor valor da série histórica da PNAD Contínua, iniciada em 2012. Em comparação com o trimestre anterior, houve uma redução de 0,5 ponto percentual , e em relação ao mesmo período de 2023, a queda foi de 1,4 ponto. A população atingiu 103,9 milhões de pessoas, um recorde, com crescimento de 1,4% no trimestre e 3,4% no ano. O nível de ocupação também subiu para 58,8%, outro recorde, com alta de 0,7 ponto no trimestre e 1,4 ponto no ano.

A taxa composta de subutilização, que considera desocupação, subocupação e força de trabalho potencial, foi de 15,2%, o menor valor desde 2014. A população subutilizada recolheu 3,9% no trimestre e 11% no ano, enquanto o número de desalentados (pessoas que desistiram de procurar emprego) foi o menor desde 2016, com queda de 10,3% no ano.

O número de trabalhadores no setor privado também foi recorde, com 53,5 milhões de pessoas, e o número de trabalhadores com carteira assinada chegou a 39,1 milhões, ambos com significativas altas. O número de trabalhadores por conta própria cresceu 1,8% no trimestre. A taxa de informalidade foi de 38,7%, uma leve queda em relação ao trimestre anterior.

Em termos de setores, a Indústria Geral, Construção e Serviços Domésticos teve um aumento no número de ocupados, enquanto a Agricultura apresentou redução. Comparado ao ano anterior, a Indústria, Construção, Comércio e outros setores também apresentou crescimento no número de trabalhadores.

Acompanhe
nossas
redes sociais