Forquetinha Weihnachtsfest: O Natal que resgatava a tradição alemã

OPINIÃO | Waldemar Richter

Forquetinha Weihnachtsfest: O Natal que resgatava a tradição alemã

O Natal é uma época importante para estimular o turismo nas cidades e consequentemente, servir como fonte de renda e impulsionador da economia

Forquetinha Weihnachtsfest: O Natal que resgatava a tradição alemã

O Natal é uma época importante para estimular o turismo nas cidades e consequentemente, servir como fonte de renda e impulsionador da economia. E um exemplo disso é o evento Forquetinha Weihnachtsfest.
Entre 2014 e 2016, o evento chegou ao seu ponto alto das comemorações natalinas. Foi quando o município se transformou em um cenário encantado que resgatava a essência do Natal com forte influência da tradição alemã. O grande destaque do evento foi a riqueza dos cenários natalinos, que transportaram o público para o universo do “Natal na Colônia Alemã” . Em 2015, o evento chegou a atrair 12 mil pessoas.Vamos relembrar aqui, as atividades que integravam aquele importante momento natalino.

 

A torre do parque temático

Em 2014, foi instalada no Parque Christoph Bauer uma torre ao lado de uma casa histórica, conhecida como a Chaminé do São Nicolau.

A torre proporcionou uma experiência mágica para as crianças: elas subiam até a chaminé por dentro da casa e desciam, saindo pela lareira. Nesse ambiente, seus pais aguardavam ansiosamente para tirar fotos e registrar o momento. A atividade, além de trazer euforia e alegria, recriava a trajetória de São Nicolau, permitindo que os pequenos vivenciassem a magia do Natal de forma única e envolvente.

Papai Noel Gigante “Grosse Pellznickel”

Ao lado da Torre de São Nikolaus (Nikolaus Schornstein), foi instalado o imponente Papai Noel Gigante, de mais de nove metros de altura, conhecido como Grosse Pelznickel .

O traje do Papai Noel foi colocado no início de dezembro e retirado no dia 6 de janeiro, simbolizando sua presença durante todo o mês de dezembro. Após esse período, o Noel era transformado em um novo personagem: o Fritz , que vestia trajes típicos alemães e segurava uma caneca de chope, lembrando com destaque a festa do Kerb, Weihnachtsfest, Oktoberfest e também festas típicas .Essa transformação criativa mantinha a estrutura ativa e conectada às tradições locais ao longo do ano, tornando o Grosse Pelznickel um símbolo marcante não apenas de Natal, mas também da identidade cultural de Forquetinha.

Casa do Noel

Espalhados pelo parque, uma verdadeira legião de Papais Noéis roubava a cena. A decoração no Parque Christoph Bauer era lotada de Papais Noeis, que representavam atividades, costumes e diversões da colônia alemã. Cada boneco carregava um utensílio ou brinquedo, representando a organização das colônias. Os Papais Noeis, chamados de “Petznickel”, chamavam atenção da comunidade. .Além dos cenários natalinos, o Weihnachtsfest oferecia praça de alimentação com pratos típicos, jogos germânicos e uma feira de produtos locais, consolidando-se como um evento que aquecia a economia e promoção o turismo.

Também havia a Casa do Papai Noel com escorregador. Os visitantes podiam visitar o espaço, encontrar o bom velhinho e descer pelo brinquedo. Os Noeis foram feitos por uma artesã local. As estruturas foram montadas por servidores da administração da época, com canos de PVC.

Acompanhe
nossas
redes sociais