As águas de março

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

As águas de março

Se os astros conspirarem em favor do Vale do Taquari nos próximos 90 dias, Março tem tudo para ser o “mês da libertação”. Se tudo ocorrer conforme os cronogramas da CCR Viasul e da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), reforço, os nossos mananciais deixam de ser um gargalo logístico e passam a representar mais um símbolo da retomada plena do nosso desenvolvimento regional. E eu explico.

De acordo com as concessionárias responsáveis pelas malhas viárias estaduais e federal, os prazos para concluir as reformas na ponte norte sobre o Rio Taquari e para finalizar a reconstrução da ponte da ERS-130 se encerram em março. Eu reforço: os prazos divulgados pela CCR e pela EGR para concluírem as obras de travessias nos rios Taquari e o Forqueta se esgotam em março, logo após o sempre moroso período de férias. Aguardemos (e oremos)!

Abordagens policiais (de novo) em debate

Vira e mexe e o tema volta à tona. Em âmbito nacional, e diante da sequência recente de reportagens sobre abusos cometidos por policiais no Brasil, o presidente Lula assinou decreto nessa terça-feira para “regulamentar o uso da força durante operações policiais”. Um dia após a assinatura do polêmico documento, e um caso chega à corregedoria do nosso 22º Batalhão de Polícia Militar, em Lajeado. E outro ainda mais grave fora registrado no domingo, em Encantado. É um tema sempre controverso e que divide opiniões (e ideologias) com perigosas doses de argumentos extremos – de ambos os lados. Acima de tudo, é um tema que precisa ser tratado por profissionais e especialistas no assunto, e com vasta experiência nas áreas de segurança pública e saúde emocional. Sem paixões ou análises sorrateiras e lacradoras. Ora, querer o bem de quem defende os nossos bens não pode ser a vontade de um só lado (ou ideologia). É preciso união de esforços para entender as razões que, por vezes, levam os bravos policiais a cometerem graves e inaceitáveis abusos.

Quadro (quase) fechado em Lajeado

Segunda prefeita eleita na história de Lajeado, Gláucia Schumacher (PP) finalizou ontem a primeira etapa da nomeação dos futuros secretários municipais. E, atendendo às expectativas dos bastidores, a próxima gestora da cidade anunciou mais uma mulher para compor o quadro de assessores do alto escalão. Com o anúncio de Patrícia Haenssgen para a Secretaria de Administração, Gláucia vai contar com o apoio direto de quatro mulheres e sete homens no secretariado. E tudo indica que um outro homem será indicado para assumir a futura Secretaria de Zeladoria, a ser criada em 2025.

 

Importunação x Guarda Municipal

Com uma frequência cada vez maior de desrespeitosos condutores de veículos que insistem em desrespeitar a paz alheia – especialmente à noite – e sequer respeitam o entorno do Hospital Bruno Born, a necessidade de uma Guarda Civil Municipal atuante e bem treinada é cada vez latente em Lajeado, uma cidade com quase 100 mil habitantes, e que também atrai arruaceiros da vizinhança.

Executivos à Amvat e Amat

É cada vez mais recorrente a reclamação de gestores municipais e empresários com relação à falta de tempo para comandar as nossas diversas associações. Eles não estão virando as costas para o associativismo. Pelo contrário. O movimento busca profissionalizar a potencializar esse importante mecanismo de desenvolvimento regional e coletivo. Para tal, prefeitos e demais voluntários buscam formas para contratar (de forma sustentável) diretores e/ou executivos remunerados e com disposição para pensar e agir de forma plena às causas dessas associações. Um caminho já traçado por outras pujantes regiões do Rio Grande do Sul, inclusive.

 

TIRO CURTO

– Atual presidente da Associação dos Municípios do Alto Taquari (Amat) e prefeito de Vespasiano Corrêa, Tiago Michelon (PL) sugere a criação do “Conselho de Ex-Prefeitos” para auxiliar a Amat na tomada de decisões. Especialmente diante do novo projeto de concessão das rodovias gaúchas.
– Conforme antecipamos, a atual Secretária de Administração de Lajeado, Elis Hoss, permanecerá no governo de Gláucia Schumacher (PP). Ela será a Assessora Jurídica. Já a atual Diretora de Comunicação, Francine Ledur, assumirá como Chefe de Gabinete.
– O governo de Mato Leitão realiza hopje a inauguração de um trecho de 2,1 km de asfalto na Linha Boa Esperança Alta. A solenidade ocorre às 18h, em frente a Igreja Evangélica.
– Já o governo de Estrela inaugura às 10h de domingo a nova ponte sobre o Arroio Boa Vista, entre o São José e o Boa União. A estrutura foi batizada de “Dante Stanislau Hart”.
– E o prefeito Jonas Calvi (PSDB) não vai anunciar os novos secretários do governo de Encantado?

 

Acompanhe
nossas
redes sociais