MP promete punição severa aos envolvidos no “rolezinho de Natal”

COLETIVA DA SEGURANÇA

MP promete punição severa aos envolvidos no “rolezinho de Natal”

Com imagens do videomonitoramento Brigada Militar já identificou todos os condutores. Preocupação é que o ato se repita no Ano-Novo

MP promete punição severa aos envolvidos no “rolezinho de Natal”
Forças de segurança afirmam que todos os envolvidos foram identificados e responderão criminalmente (Foto: Gabriel Santos)
Lajeado

Todos os atos de “baderna” terão a devida punição. A afirmação é do promotor de justiça de Lajeado, Carlos Augusto Fiorioli, que promete rigor nas autuações aos motociclistas envolvidos no chamado “Rolezinho de Natal”. Em Lajeado, os atos ocorreram na madrugada do dia 25 e geraram transtornos e reclamações da comunidade.

Com apoio das câmeras de segurança e em uma ação conjunta com o departamento de trânsito de Lajeado, a Brigada Militar identificou todos os envolvidos e encaminhou as autuações. A investigação seguirá também no Ministério Público.

Conforme Fiorioli, os maiores de idade responderão criminalmente. Há menores de idade também envolvidos, em que se constatou direção perigosa, ausência de habilitação e manobras irregulares. “Iremos propor uma audiência coletiva com todos eles. Em alguns casos se aplica multa e, em outros, a prestação de serviço comunitário. Atos de baderna como este não ficarão sem a devida punição”, afirmou.

Fiorioli detalhou as ações do Ministério Público em uma coletiva de imprensa na tarde de hoje, 26, no departamento de Trânsito de Lajeado. Participaram também representantes da Secretaria de Segurança Pública e da Brigada Militar.

Até o momento, a Brigada Militar apreendeu algumas motocicletas. Algumas delas, por meio do videomonitoramento, tiveram sua situação identificada como furto ou roubo. “Estamos com várias ferramentas de identificação. Queremos coibir esse tipo de atitude e responsabilizar os organizadores. Algumas motos já foram até recolhidas”, afirmou o comandante do 22º BPM da Brigada Militar, major Rogério Armando Bueno Hoffmann Filho.

Agressão a motociclista

Paralelamente à identificação dos motociclistas, a Brigada Militar instaurou uma sindicância interna para apurar a ação de dois policiais militares durante uma abordagem. Vídeos nas redes sociais mostram um motociclista sendo agredido na Avenida Benjamin Constant, nas proximidades do Hospital Bruno Born.

O fato ocorreu por volta das 3h. No vídeo, gravado por moradores do entorno, é possível ver os policiais chutando um homem que está caído no chão. “Quanto aos fatos, todas as medidas estão sendo tomadas. Há entendimento de que a conduta do policiamento não foi adequada e que houve o uso excessivo da força”, afirmou o comandante do Policiamento Ostensivo, Rodrigo Schoenfeldt.

Durante a coletiva, o comandante do 22º BPM acrescentou que durante a noite, foram efetuados vários chamados pelo 190. Quanto ao evento, foi aberto um inquérito que apura a conduta policial. “Há 40 dias para apresentação da defesa. Todas as partes serão ouvidas”.

Acompanhe
nossas
redes sociais