O setor de inteligência da Brigada Militar identifica todos os motociclistas envolvidos em uma carreata na madrugada de Natal, dia 25. A informação foi confirmada pelo comandante do Policiamento Ostensivo do Vale do Taquari (CRPO-VT), o tenente coronel Rodrigo Schoenfeldt.
Segundo ele, várias infrações foram cometidas durante a madrugada, entre elas: perturbação do sossego, desrespeito à sinalização de trânsito, manobras proibidas e escapamento adulterado.
Schoenfeldt afirma que todos os envolvidos serão identificados e autuados, e que medidas de ordem pública já poderão ser tomadas nos próximos dias para garantir a ordem no trânsito e evitar novas situações.
Agressão a motociclista
Paralelamente à identificação dos motociclistas, a Brigada Militar instaurou uma sindicância interna para apurar a ação de dois policiais durante uma abordagem. Vídeos nas redes sociais mostram um motociclista sendo agredido na Avenida Benjamin Constant, nas proximidades do Hospital Bruno Born.
O fato ocorreu por volta das 3h. No vídeo, gravado por uma moradora do entorno, é possível ver os policiais chutando um homem, que está caído no chão. “Quanto aos fatos, todas as medidas estão sendo tomadas. Há entendimento de que a conduta do policiamento não foi adequada e que houve o uso excessivo da força”, afirma o comandante.
Registro policial
A reportagem tentou contato com o motociclista envolvido no acidente, que preferiu não se manifestar neste momento. Em um registro policial, ao qual a reportagem teve acesso, testemunhas afirmam que que o jovem de 19 anos, morador de Estrela, sem saber o motivo da abordagem, foi agredido pelos policiais militares a tapas, socos e chutes, e teve lesões no quadril e nas costelas.
Nota na íntegra: A Brigada Militar esclarece, por meio do CRPO/Vale do Taquari, que já tomou conhecimento do conteúdo do vídeo que está circulando nas redes sociais, em que aparece um possível excesso durante uma abordagem policial.
Garantimos à sociedade que os fatos serão apurados com o máximo de rigor e imparcialidade, respeitando os princípios legais e éticos que norteiam nossa instituição.
Todas as medidas legais cabíveis já estão sendo tomadas, e os procedimentos internos necessários já estão em andamento para averiguar as circunstâncias do ocorrido. Reforçamos nosso compromisso com a transparência, a legalidade e a segurança da comunidade.