Até janeiro, serão 110 o total de casas entregues pelo projeto Re.Construir, idealizado pelo Instituto Dunga, Seleção do Bem, Instituto Edson Prates e Fome de Aprender em todo o RS. O anúncio é de que mais 100 moradias sejam construídas no próximo ano para as famílias atingidas pela cheia de maio. Algumas das beneficiadas serão moradores do Vale do Taquari.
Uma nova etapa do projeto foi anunciada por Dunga, gaúcho que foi capitão do tetracampeonato mundial da seleção brasileira em 1994.
No estado, 16 cidades foram e seguirão sendo contempladas. No Vale do Taquari, compõem a lista Arroio do Meio e Muçum. Moradias também já foram concluídas em Estrela, Encantado e Roca Sales.
Conforme um dos voluntários do projeto, Lauro Pacheco, já há recursos para comprar as moradias restantes, que vêm pré-montadas e custam R$ 24 mil. A estrutura é de madeira, com 33 metros quadrados e dois quartos, e pode ser construída em até uma semana. Já vem com infraestrutura hidráulica e elétrica instaladas. Boa parte é entregue já mobiliada.
Para a construção, cabe ao município fazer a cessão de um terreno. Já os valores para construção das moradias vêm da iniciativa privada, a maior parte de atletas, personalidades e empresas.