Sob aplausos emocionados, o Menino Jesus foi recebido no altar da Igreja Santo Inácio de Loyola na noite dessa terça-feira, 24. O ato, encenado por atores, comoveu as centenas de fiéis que lotaram a Matriz para vivenciar a fé e a tradição na Missa do Galo. A celebração cristã, que antecede o Natal, começou às 19h com a liturgia da palavra e simbolizou o recomeço para o Vale do Taquari.
“Lá em maio, esta Igreja estava revolta pela enchente. Hoje, vê-la repleta de cristãos e fiéis que vieram agradecer pelo ano que tiveram e pedir bençãos para o próximo, nos emociona”, afirma o diácono da Diocese de Santa Cruz do Sul, Elton Lorenzi.
Para ele, o Natal vai além da celebração do nascimento de Jesus; é tempo de renovação. E em 2024, essa mensagem se fortaleceu, refletindo também a resiliência e a transformação vivida pelo povo durante as catástrofes climáticas.
O diácono destaca que Jesus “nasceu de forma simples e humilde, a fim de nos ensinar que estas devem ser as principais virtudes dos homens”. Ao final da celebração, todas as crianças e suas mães foram convidadas a subir ao altar, para simbolizar os vários meninos e meninas Jesus que encantam e vão transformar o mundo.
Nesta quarta-feira, 25, as celebrações continuam. Além das duas cerimônias na Igreja Matriz às 8h30 e às 19h, haverá missas nas comunidades do interior.