O recém-publicado Panorama Global do Manejo de Resíduos de 2024, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), apresenta dados alarmantes. A geração de resíduos sólidos municipais deve saltar de 2,1 bilhões de toneladas em 2023 para 3,8 bilhões de toneladas até 2050.
A projeção de tratamento e reciclagem é de apenas 4% deste volume. A realidade mundial é condizente com dados locais, afinal, os municípios do Vale do Taquari não reciclam mais que 4% dos resíduos gerados e coletados.
Como controlar
Legislação sobre uso de materiais e sua vida útil, decisão dos cidadãos sobre a forma como compram, utilizam e descartam produtos e materiais, e se optam por reduzir, reutilizar, reparar e reciclar e, muito importante, a capacidade dos sistemas locais de gestão de resíduos para recolher, selecionar e reciclar ou eliminar os resíduos de forma segura, e a disponibilidade de sistemas de reutilização e recarga que evitem a geração de mais resíduos.
Tripla crise planetária
Estamos vivendo uma tripla crise planetária: climática, poluição e perda de biodiversidade. As três têm a ver com os resíduos sólidos, conforme o documento do Penuma.
Climática
A recolha, o tratamento e a eliminação de resíduos sólidos gera dióxido de carbono (CO2) e gases de efeito estufa e poluentes atmosféricos, incluindo o metano (CH4) liberado em pontos de eliminação de resíduos, e o carbono negro, emitido pela queima de resíduos a céu aberto.
Poluição
A poluição a longo prazo por resíduos, um dos principais fatores de perda de biodiversidade, põe em risco a estabilidade dos ecossistemas. Por exemplo, os resíduos depositados em solo podem causar a poluição a longo prazo das fontes de água doce por agentes patogênicos, metais pesados, substâncias químicas desreguladoras do sistema endócrino e outros compostos perigosos.
Destinação
O relatório aponta os índices de destinação dos resíduos gerados desde os anos 2020 às projeções para 2030, 2040 e 2050. Infelizmente, o volume que vai para locais não controlados e para aterros sobe tanto quanto os que são reciclados e os destinados para valorização energética.
Por que tanta geração?
De acordo com o relatório do Pnuma, os resíduos sólidos urbanos são produzidos em todos os locais onde existem aglomerados humanos. Todos os anos, mais resíduos urbanos são gerados ao passo que há consumo.