Comunidade se despede de Dr. Cali Schäffer

ENCANTADO

Comunidade se despede de Dr. Cali Schäffer

Velório ocorre na Casa de Cultura do município, até 11h. Após, sepultamento no Cemitério do Santo Antão

Comunidade se despede de Dr. Cali Schäffer
Foto: Diogo Fedrizzi
Encantado

A comunidade regional se despende na manhã desta véspera de Natal do advogado Carlos Alberto Schäffer, conhecido como Cali. Ele morreu na segunda-feira, 23, aos 80 anos. Velório ocorre na Casa de Cultura de Encantado, até 11h. Após, sepultamento no Cemitério Santo Antão.

Cali sofreu acidente doméstico em 13 de dezembro, que resultou em um hematoma subdural – acúmulo de sangue entre o cérebro e a membrana que o reveste. Ele foi submetido a uma cirurgia para drenagem do líquido no Hospital Bruno Born (HBB), em Lajeado, e permanecia sob cuidados intensivos.

Dr. Cali, nasceu em Encantado no dia 5 de junho de 1944. Advogado, professor e escritor, ele construiu uma trajetória marcada pelo envolvimento com a comunidade e compromisso com o desenvolvimento regional.
Formado em direito pela Faculdade de Passo Fundo em 1971, atuou como assessor jurídico em Encantado e procurador em Lajeado, Estrela e Arroio do Meio. Também foi advogado credenciado de importantes instituições financeiras, como os bancos Itaú, Meridional e a Cia União de Seguros.

Antes de seguir a carreira jurídica, lecionou história econômica do Brasil no Colégio São Pedro e foi professor de francês no Ginásio Estadual na década de 1960. Ainda jovem, envolveu-se na política, concorrendo ao cargo de vereador em 1968 pela Arena. De 1966 a 1973, ocupou a Secretaria Municipal de Encantado e atuou como secretário executivo da Câmara de Vereadores.

Dr. Cali também se destacou em entidades locais. Foi sócio-fundador da Apae e do Clube Comercial, do qual foi presidente. Participou da fundação da Faterco, integrou o Lions Clube de Encantado e colaborou com o Hospital Santa Terezinha. Na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ocupou cargos nas diretorias de Encantado e Lajeado, sendo reconhecido com a Comenda Osvaldo Vergara em 1995, a mais alta honraria concedida pela OAB/RS.

Além disso, teve forte ligação com a cultura e o esporte. Foi conselheiro do Esporte Clube Encantado e do Clube Recreativo Encantado. Como membro da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) desde 2011, ocupava a cadeira 17. Publicou o livro Um Olhar Sobre o Cotidiano, registrando sua visão sobre temas diversos a partir de crônicas publicadas no jornal Força do Vale.

Casado com Lilian Maria Peretti (in memoriam), teve três filhos: Fernando, Rafael e Maurício.

Legado

O advogado era conhecido por sua vasta biblioteca, com mais de 2,3 mil exemplares, pela inteligência brilhante e memória invejável. No A Hora, escrevia colunas para o jornal impresso e participava com comentários no quadro “Entre Aspas” do programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, desde a inauguração do estúdio avançado em Encantado, em março de 2023. Suas continham análises que conectavam literatura, história e atualidades, com olhar crítico sobre os acontecimentos do cotidiano.

Prefeito de Encantado, Jonas Calvi afirma que Cali era uma pessoa culta e um homem muito trabalhador. “Alguém que amava Encantado e mostrava todo esse sentimento que tinha pelo município através de ações”.

Segundo Calvi, foi o advogado quem intermediou a doação do primeiro caminhão do Corpo de Bombeiros de Encantado, vindo da Alemanha. “Esse é só um exemplo do compromisso que tinha com a nossa comunidade e é isso que aprendemos, é este o legado que ele nos deixa”.

Presidente da Câmara de Vereadores de Encantado, Sandra Vian Buffon recorda, ainda, que Cali era muito ativo e colaborativo com a cidade. “Transmitia sua sabedoria e generosidade por onde passava. Ficará eternamente em nossa memória e coração”.

Acompanhe
nossas
redes sociais