Comércio supera expectativas no Natal

ECONOMIA

Comércio supera expectativas no Natal

Vendas no último mês do ano devem superar projeções da CDL e chegar a um aumento de até 10% em relação a 2023. Lojas continuam abertas nesta terça-feira, 24

Comércio supera expectativas no Natal
Foto: Bibiana Faleiro
Lajeado

Após um ano de desafio climático e social, o comércio ultrapassa expectativas para o Natal deste ano, podendo chegar a um aumento de até 10% nas vendas de dezembro em relação ao mesmo período do ano passado. Essa é a projeção da Câmara de Dirigentes Lojistas de Lajeado (CDL) neste fim de ano. Com lojas abertas ainda nesta terça-feira, 24, o movimento deve permanecer intenso no Centro da cidade.

Além da proximidade do Natal, o pagamento da segunda parcela do 13º salário também intensificou as vendas no último fim de semana. Outra iniciativa dos lojistas foi a abertura dos estabelecimentos em horário estendido. Entre os segmentos mais procurados, estão o vestuário e calçados. Setor alimentícios também se destaca com a compra de itens para a ceia.

Presidente da CDL, Giselda Hahn afirma que, apesar dos números positivos, o cenário ainda não é ideal. “Nós temos uma desvalorização cambial muito grande, com altas taxas de juros, entre outros pontos que não deixam a nossa economia ainda deslanchar”, reforça.

Segundo Giselda, a economia ainda não voltou ao patamar pré-pandemia. Por outro lado, destaca a quarta colocação do estado nas vendas de fim de ano, o que indica boa retomada após enchentes.

Atrativos

Em Lajeado, a CDL tinha uma projeção inicial de crescimento de 7, 8% nas vendas no período, em relação ao ano passado, considerando uma inflação de cerca de 4%. Giselda destaca, no entanto, que as projeções são diferentes para cada segmento. O setor de moda, por exemplo, chega a um aumento de até 60% nas vendas em relação a outros meses do ano.

Ela afirma que as vendas de outubro e novembro surpreenderam positivamente o comércio na comparação com 2023, o que poderá contribuir para minimizar as perdas durante o período da enchente.

Em geral, o que é percebido no varejo é que cada consumidor compra até cinco presentes, sendo ampla a faixa de gastos, com variação de menos de R$ 100 até acima de R$ 1 mil. O consumidor, por sua vez, está contando com as promoções e benefícios oferecidos pelos lojistas, como descontos progressivos, oferta de cashback e frete grátis.

Segundo Giselda, lojas mais atrativas, com decoração de Natal, venda ativa e lançamento de produtos também contribuem para atrair os clientes aos estabelecimentos físicos.

Foto: Bibiana Faleiro

Confira os horários das lojas

LAJEADO
24/12 (terça-feira)
até às 17h

ESTRELA
24/12 (terça-feira)
até às 17h

TEUTÔNIA
24/12 (terça-feira)
até às 17h

ENCANTADO
24/12 (terça-feira)
8h30min às 11h45min e das
13h15min às 17h.

ARROIO DO MEIO
24/12 (terça-feira)
até às 17h

Acompanhe
nossas
redes sociais