A semana começou triste com a notícia da passagem de Carlos Schäffer, o popular “Cali”, para um outro plano. Advogado, ex-presidente da OAB de Lajeado, e mais recentemente comentarista do programa Frente e Verso, da Rádio A Hora, o encantadense também rabiscou algumas boas linhas nas páginas impressas do Jornal A Hora. E como eu não tenho a habilidade do saudoso Cali para expressar aqui os nossos sentimentos, eu compartilho trechos de um dos tantos textos publicados por ele nos últimos anos, e que traduz um pouco deste ser humano que nos deixou aos 80 anos:
“…Naquele tempo, a Lilian era uma das minhas amigas mais íntimas. Ficávamos conversando e trocando confidências nos intervalos das aulas, antes ou depois delas, sentados nas pedras das escadarias, pelos cantos, ou no pátio do colégio onde estudávamos. Nessas conversas eu contava a ela todos os detalhes da minha “paixão” pela namorada da praia. Eu só falava naquela mulher. Mostrava a ela as cartas que enviava e as que recebia.
Passado algum tempo, não recordo exatamente em que momento, mas naquele mesmo ano de 61, acabamos chegando à conclusão de que nossas afinidades eram muitas, tantas, que estávamos gostando um do outro, e começamos a namorar. Assim teve início uma das mais emocionantes e intensas histórias de amor que você poderá imaginar na vida. A Lilian era uma mulher linda, poderia ter escolhido qualquer homem da cidade para namorar e casar, mas escolheu a mim, que não sou, disso estou certo, nada de especial.
Desculpem se insisto nesse assunto. Meus filhos até já me criticam, dizendo que tenho que olhar para a frente e não para o retrovisor. Mas a verdade é que eu nunca amei alguém com tanta intensidade como amei a Lilian, a minha esposa, que Deus levou, contra a minha vontade. Me permitam desabafar. Tenho muita saudade dela…”
Quem serão os próximos presidentes?
A menos de duas semanas do aguardado 2025, e as principais câmaras legislativas ainda não definiram as futuras Mesas Diretoras. Em Lajeado, a oposição ensaia promover o vereador Vavá para concorrer à presidência da casa. Parlamentar mais votado na história do município, ele precisaria do apoio de vereadores da situação. Ou seja, e para que Vavá alcance a liderança do Legislativo, agentes do PP, PSDB ou do PL teriam de jogar contra a futura administração municipal logo no início da nova legislatura. O que é pouco provável. Diante disso, é mais provável que um agente do PP assuma a posição a partir de janeiro de 2025. No caso, a vereadora Ana da Apama (PP).
Em Estrela, muitos apostam na permanência do atual presidente em 2025. No caso, o vereador Ernani de Castro (MDB), reeleito com 749 votos em outubro (o terceiro mais votado), e que já presidiu a câmara estrelense em 2015, 2017 e 2021. Em Teutônia o jovem vereador Luias Wermann (PSD) segue na articulação para assumir a presidência em janeiro. Em Arroio do Meio, as apostas colocam Mariano Weizenmann (PP) em uma posição privilegiada na corrida pelo comando do Legislativo. Já em Encantado a disputa será entre um antigo e um novo tucano. No caso, Cris Costa (PSDB) e Valdecir Gonzatti (PSDB), que parecem “não se bicar”.
TIRO CURTO
– Em Lajeado, o reajuste inflacionário para o IPTU será realizado por Decreto, com a correção de 4,42%, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado entre outubro de 2023 e setembro do presente ano.
– Ainda sobre IPTU de Lajeado, tramita na câmara um projeto de lei do Executivo que concede isenção do tributo para imóveis atingidos pela enchente deste ano. Para tal, e se aprovada a matéria, os proprietários deverão solicitar o benefício em expediente próprio até o dia 30 de abril de 2025.
– A futura prefeita de Lajeado ainda não divulgou o nome do próximo (ou próxima) responsável pela Secretaria de Administração. Da mesma forma, o futuro prefeito de Arroio do Meio ainda não definiu quem vai comandar a Secretaria de Indústria e Comércio.
– Em Venâncio Aires, e conforme antecipamos na coluna, o prefeito reeleito Jarbas da Rosa (PDT) confirmou o vereador Tiago Quintana como futuro Secretário de Governança, Administração e Gestão. E o movimento é visto, também, como o primeiro grande passo para tornar Quintana o sucessor de Jarbas em 2028.
Caumo volta a cogitar novo partido
Prefeito de Lajeado em fim de segundo mandato, Marcelo Caumo (PP) já não esconde mais o desejo de lutar por uma cadeira no congresso nacional. Reeleito em 2020 com 71,26% dos votos válidos, o que significou um total de impressionantes 29.719 votos, o (ainda) gestor lajeadense sabe que serão necessários muito mais votos para alcançar uma vaga direta de deputado federal em 2026. Além, claro, de avaliar possíveis adversários dentro de um mesmo partido. Não por menos, ele voltou a cogitar a possível troca de partido nos próximos meses ou semanas. Mas deixou claro que, independente da sigla escolhida, não será oposição ao governo de Gláucia Schumacher, do PP.
“Deixamos R$ 340 milhões em investimentos”
Prefeito em fim de mandato em Estrela, Elmar Schneider (MDB) realiza o último ato de governo nos próximos dias. Ele quer entregar a nova ponte sobre o Arroio Boa Vista no domingo ou na segunda-feira. Uma travessia crucial para reconectar a cidade com a localidade de São José, e criar uma “válvula de escape” à (ainda) conturbada BR-386. Além da nova ponte, o gestor deixou investimentos engatilhados, e concluiu outros ao longo dos quatro anos. “Deixamos R$ 340 milhões em investimentos”, salientou o gestor estrelense, durante encontro com a imprensa no sábado. Um saldo positivo em termos estruturais. E que tem tudo para seguir adiante com os futuros gestores.