“A prioridade do governo é o cuidado com as pessoas”, afirma o prefeito eleito de Cruzeiro do Sul, César Marmitt, o Dingola (PP). Segundo ele, os cidadãos precisam de toda atenção possível para se reestruturarem e consequentemente o município tomar fôlego novamente.
Com a intenção de continuar a construção de casas para aqueles que ainda utilizam o aluguel social ou estão morando de favor, o futuro gestor defende a realização de estudos criteriosos sobre a possibilidade de retorno a áreas afetadas e das que receberão esses cidadãos, para que se respeite as características e necessidades de cada família.
Com um histórico de enchentes já conhecido pela comunidade, Dingola considera que havia um conhecimento sobre como se organizar durante períodos de cheia, que atingiam no máximo 27 metros. “Quando superou a cota já conhecida, ficou nítido nosso despreparo. Isso nos ensinou que precisamos nos organizar, nos adequar e nos preparar para essas situações, para não termos problemas futuros tão graves como os atuais.”