Prefeito de Lajeado em fim de mandato, Marcelo Caumo deseja concorrer a deputado federal nas eleições de 2026. Ele objetiva ser o representante do Vale, em Brasília, e dar visibilidade às pautas da região, o que considera não ser uma prioridade para os atuais parlamentares.
Em razão da complexidade para se eleger, Caumo não descarta a troca de partido político, caso seja necessário. No entanto, ressalta que não se filiaria a partidos de esquerda. “Na última eleição, o Partido Progressista (PP) precisou de 100 mil votos, enquanto outros partidos conseguiram eleger candidatos com cerca de 65 mil. Além da vontade, é preciso de estratégia”, comenta.
Se eleito deputado, o atual prefeito se compromete a continuar defendendo pautas de direita e centro-direita. Entre elas, a iniciativa privada, um estado mais enxuto e o empreendedorismo, afirmando que são bandeiras que ele jamais deixaria de apoiar.
Em relação a oportunidades no governo Eduardo Leite (PSDB) e na Corsan/Aegea, ele nega e não descarta o retorno à iniciativa privada. “Não houve convite no âmbito público, e não faríamos nenhum movimento forçado. Porém, no momento, estou entusiasmado para as eleições de 2026”, conclui.