Nessa segunda-feira, 22, a Administração Municipal de Bom Retiro do Sul e a Corsan/Aegea oficializaram um marco importante para a infraestrutura da cidade: a entrega de uma nova rede de captação de água, resultado de anos de planejamento, desafios e debates.
A cerimônia contou com a presença do prefeito Edmilson Busatto, que destacou a importância da conquista para o município e relembrou a trajetória de dificuldades enfrentadas ao longo dos anos em busca de melhorias no abastecimento.
“Desde 2017, enfrentamos grandes desafios com a falta de água na cidade. Cheguei a interromper minhas férias para lidar com a situação crítica. Foi nesse contexto que, ao assinar o contrato de venda da Corsan, fui um dos primeiros prefeitos do Vale do Taquari e do estado a tomar essa decisão, pois sabia da necessidade de investimentos que o modelo anterior não seria capaz de realizar”, relatou o prefeito em entrevista.
A nova rede de captação inclui três poços já em operação e capazes de fornecer água de qualidade aos moradores. Além disso, foram realizados investimentos que ampliam a capacidade de abastecimento, permitindo que Bom Retiro do Sul atenda à sua atual população de 13 mil habitantes e esteja preparada para crescer, suportando até 25 mil moradores.
“Antes, dependíamos de estruturas que, em dias de chuva ou enchentes, tornavam o acesso impossível. Chegamos a transportar geradores para garantir o mínimo de abastecimento. Hoje, temos orgulho de apresentar uma captação moderna e eficiente, que beneficia todos os moradores da área urbana”, afirmou Edmilson.
O prefeito também destacou que a nova rede traz um alívio significativo para a gestão municipal. “Faz três meses que não preciso ligar para a direção da Corsan em Porto Alegre devido a problemas no abastecimento. Isso é sinônimo de tranquilidade e de que tomamos a decisão certa no passado, apesar das críticas e até mesmo de ações judiciais que tentaram impedir essa mudança.”
Além da nova captação, o projeto inclui investimentos futuros na estação de tratamento e no sistema de recalque, garantindo que o abastecimento continue atendendo às demandas crescentes da cidade.
Com essa conquista, Bom Retiro do Sul dá um passo decisivo rumo a um futuro mais sustentável e estruturado, assegurando qualidade de vida para seus moradores e preparando o município para o desenvolvimento. “É um momento de dever cumprido, de felicidade e de planejamento a longo prazo. Agradeço a todos que estiveram envolvidos nesse processo tão importante para a nossa cidade”, concluiu o prefeito.
R$ 4 milhões de investimentos
Superintendente da Corsan, Lutero Cassol destaca que as obras ocorreram em um curto espaço de tempo. A estação de bombeamento de água tem capacidade de gerar 50 litros por segundos, ou seja 180 mil litros por hora.
Ele explica que a nova estrutura separa a água de alguns atritos. Além disso, a rede elétrica foi construída dois metros mais alta que a cota da enchente de maio, para caso acontecer mais uma tragédia, a cidade não fica desabastecida. “Problemas sempre teremos, mas serão menores dos que enfrentamos em 2024.”
Cita que nos últimos seis meses foram perfurados nove poços, somente quatro foram aproveitados. Os poços estão localizados nos bairros São João e Laranjeiras, além das proximidades do CTG e da Escola Irmãs Pivatto. Os quatro poços produzem 80 mil litros de água por hora. “No total a cidade produz 260 mil litros por hora. A tendência que não ocorra mais falta de água na cidade como era no passado”, explica.