Na sessão que marcou o encerramento da atual legislatura, a Câmara de Encantado aprovou quatro projetos nesta segunda-feira, 23.
Uma das matérias trata da abertura de créditos suplementares de R$ 931 mil para o pagamento de serviços no hospital de Encantado e cirurgias eletivas do Centro de Oftalmologia. A outra abre crédito especial de R$ 77 mil para a recuperação da pinguela da Linha Auxiliadora.
Os projetos de adesão à Carta das Cidades Educadoras e à filiação à Associação Internacional das Cidades, bem como o institui o Programa de Recuperação Fiscal – Refis Municipal 2025 também tiveram votação favorável dos parlamentares.
Já o projeto de decreto legislativo proposto por Diego Pretto (PP) para suspender a assinatura do aditivo entre o município e a Corsan/Aegea foi arquivado.
Despedidas
Da atual composição do legislativo encantadense, seis vereadores deixam o cargo: Duda do Táxi e Yê (MDB), Sander Bertozzi (PP), Aline Ganasini e Sandra Vian (PSDB), e Roberto Salton (PL).
Preparação para a posse
Os vereadores eleitos para a legislatura 2025/2028 se reuniram na manhã desta segunda-feira, 23, no plenário do Poder Legislativo para a sessão preparatória. Os ritos são estabelecidos pelo artigo 7º do Regimento Interno.
A explicação sobre o funcionamento da Câmara e de seus serviços internos, os cargos e funções, além dos trâmites da sessão de posse e eleição da mesa diretora foi realizada pela presidente Sandra Vian Buffon e pela chefe de Gabinete, Clarissa Costi.
“É o momento dos parlamentares tomarem ciência da notoriedade da Casa Legislativa e de que estamos aqui trabalhando por Encantado”, frisou a presidente ao desejar uma boa vereança aos colegas eleitos.
Em seguida, o cientista político, Renato Zanella, palestrou sobre o poder dos representantes do povo.
“À medida que sabemos da importância dos poderes, nos conscientizamos cada vez mais da relevância do voto e das instituições, de que elas são feitas de pessoas para pessoas. Ao longo de seus 108 anos de existência, a Câmara de Vereadores de Encantado tem sido a voz e a representação daqueles que muitas vezes não têm a quem recorrer”, concluiu.
A cerimônia de posse dos vereadores, prefeito e vice-prefeito ocorre na quarta-feira, 1º de janeiro de 2025, às 10h, no Plenário do Poder Legislativo.