Advogado e colunista Cali Schäffer morre aos 80 anos

LUTO EM ENCANTADO

Advogado e colunista Cali Schäffer morre aos 80 anos

Ele sofreu acidente doméstico em 13 de dezembro. Foi submetido a procedimento médico e permanecia sob cuidados intensivos

Advogado e colunista Cali Schäffer morre aos 80 anos
Foto: arquivo / A Hora
Encantado

Morreu na manhã desta segunda-feira, 23, aos 80 anos, o advogado e colunista do Grupo A Hora, Carlos Alberto Schäffer, conhecido como Cali.

Ele sofreu acidente doméstico em 13 de dezembro, que resultou em um hematoma subdural – acúmulo de sangue entre o cérebro e a membrana que o reveste. Cali foi submetido a uma cirurgia para drenagem do líquido no Hospital Bruno Born (HBB), em Lajeado, e permanecia sob cuidados intensivos.

O velório de Cali ocorre nesta terça-feira, 24, na Casa de Cultura de Encantado, das 6h às 11h. Após, sepultamento no Cemitério Santo Antão.

Era conhecido por sua vasta biblioteca, com mais de 2,3 mil exemplares, e pela inteligência brilhante e memória invejável. Suas colunas eram marcadas por análises que conectavam literatura, história e atualidades, com olhar crítico sobre os acontecimentos do cotidiano.

No A Hora, escrevia colunas para o jornal e participava com comentários no quadro Entre Aspas do programa Frente e Verso, da rádio 102.9, desde a inauguração do estúdio avançado em Encantado, em março de 2023.

Dr. Cali: uma vida dedicada a Encantado e à comunidade regional

Carlos Alberto Schaffer, o Dr. Cali, nasceu em Encantado no dia 5 de junho de 1944. Advogado, professor e escritor, ele construiu uma trajetória marcada pelo envolvimento com a comunidade e compromisso com o desenvolvimento regional.

Formado em direito pela Faculdade de Passo Fundo em 1971, Dr. Cali atuou como assessor jurídico em Encantado e procurador em Lajeado, Estrela e Arroio do Meio. Também foi advogado credenciado de importantes instituições financeiras, como os bancos Itaú, Meridional e a Cia União de Seguros.

Antes de seguir a carreira jurídica, lecionou história econômica do Brasil no Colégio São Pedro e foi professor de francês no Ginásio Estadual na década de 1960. Ainda jovem, envolveu-se na política, concorrendo ao cargo de vereador em 1968 pela Arena. De 1966 a 1973, ocupou a Secretaria Municipal de Encantado e atuou como secretário executivo da Câmara de Vereadores.

Dr. Cali também se destacou em entidades locais. Foi sócio-fundador da Apae e do Clube Comercial, do qual foi presidente. Participou da fundação da Faterco, integrou o Lions Clube de Encantado e colaborou com o Hospital Santa Terezinha. Na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ocupou cargos nas diretorias de Encantado e Lajeado, sendo reconhecido com a Comenda Osvaldo Vergara em 1995, a mais alta honraria concedida pela OAB/RS.

Além disso, teve forte ligação com a cultura e o esporte. Foi conselheiro do Esporte Clube Encantado e do Clube Recreativo Encantado. Como membro da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) desde 2011, ocupava a cadeira 17. Publicou o livro Um Olhar Sobre o Cotidiano, registrando sua visão sobre temas diversos a partir de crônicas publicas no jornal Força do Vale.

Dr. Cali também deixou sua marca como secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Encantado em 2001, durante o governo Paulo Costi. Ao longo de sua vida, foi reconhecido por sua dedicação à comunidade e seu legado segue presente na memória encantadense.

Era colunista do Jornal Força do Vale e do Jornal A Hora e também comentarista do programa Frente e Verso, da Rádio A Hora, desde a inauguração do estúdio em Encantado, em março de 2023.

Casado com Lilian Maria Peretti (in memoriam), teve três filhos: Fernando, Rafael e Maurício. Sua trajetória é um exemplo de cidadania e compromisso com o bem coletivo.

Acompanhe
nossas
redes sociais