O Centro de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) já iniciou as investigações do acidente ocorrido na Avenida das Hortênsias, em Gramado, no bairro Avenida Central. A aeronave caiu hoje pela manhã, por volta das 9h15min.
Dez pessoas morreram após a queda, e outras 17 ficaram feridas. Duas estão em estado grave em hospitais de Porto Alegre. A aeronave que caiu em Gramado neste domingo (22) era um Piper Cheyenne, com motor a hélice e capacidade para até nove passageiros, prefixo PR-NDN.
Por ser uma aeronave mais antiga, ela não tinha caixa-preta e não realizava gravação de voo.
Em nota, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que a aeronave estava regularizada. No entanto, não poderia operar como táxi-aéreo, ou seja, era autorizada apenas para uso privado.
Conforme a Infraero, a aeronave decolou do Aeroporto de Canela por volta das 9h10min deste domingo, com destino a Jundiaí, em São Paulo. Segundo relatos, o avião percorreu cerca de dois quilômetros e, em Gramado, teria batido em uma chaminé, perdido o controle e atingido também uma casa, uma loja de móveis e uma pousada.
Em nota, o Cenipa informou que, em breve, a ocorrência estará disponível para consulta no Painel Sipaer, por meio do site do centro. O órgão de investigação destacou, ainda, que vai se pronunciar sobre o resultado da investigação por meio do Relatório Final. O objetivo é que a conclusão seja apresentada no menor prazo possível, mas isso depende da complexidade da ocorrência.