Réguas de monitoramento de arroios entram em funcionamento em dois pontos

PREVENÇÃO

Réguas de monitoramento de arroios entram em funcionamento em dois pontos

Cinco réguas foram instaladas em Estrela. Três delas no rio Taquari e outras no arroio Boa Vista e Estrela

Réguas de monitoramento de arroios entram em funcionamento em dois pontos
(Foto - Gabriel Santos)
Estrela

Cinco réguas foram instaladas em Estrela par ao monitoramento em tempo real do rio Taquari e outros dois importantes afluentes, o Arroio Boa Vista e o Arroio Estrela. Os utlimos equipamentos foram instalados nessa semana.

As réguas são desenvolvidas pela empresa TidSat. O monitoramento de outros arroios contará com réguas mais acessíveis, equipadas com sinal GPS e medição de altitude e nível do rio. Os dados já estão disponíveis para equipe da Defesa Civil. A intenção do governo municipal é disponibilizar os dados em tempo real em um espaço no site do município.

Biólogo Emerson Musskopf (Foto – Gabriel Santos)

Nesta primeira fase, os equipamentos foram instalados às margens do Rio Taquari, nas proximidades do Porto de Estrela e também na área central da cidade. Outra está isntalada no distrito de Costão.Na última etapa foram instalados réguas no Arroio Boa Vista, junto à hidrelétrica da Certel. e outra no Arroio Estrela, próximo à Cascata Santa Rita.

O biólogo da prefeitura, Emerson Luiz Musskopf, destaca que desta forma, o município terá um sistema de monitoramento efetivo, com maior capacidade de prever o impacto das chuvas no rio e nos arroios. “Assim, é possível elaborar ações preventivas para proteger a população”, afirma.

O investimento é de aproximadamente R$ 240 mil pelo período de dois anos, com possibilidade de renovação do contrato.

Acompanhe
nossas
redes sociais