O último mês do ano é repleto de encontros para celebrar com os amigos e familiares. E para estes momentos ficarem ainda mais especiais, bebidas e comidas deliciosas, não podem faltar em almoços, jantares e happy hour. Porém, a diversão pode vir acompanhada com o medo de exagerar nas refeições e resistir às comilanças. Para a nutricionista, Raíssa Zanatta, “dá para ser feliz no final do ano aproveitar as ceias, sem extrapolar”.
A especialista alerta que um erro comum é deixar de fazer todas as refeições do dia para consumir alimentos apenas durante a festa. Essa prática, porém, pode intensificar o desejo de comer em excesso. “Nunca devemos pular as refeições. Sempre fazer os lanches da tarde completos e usar a proteína, pois ela dá saciedade”.
A mesma atenção é necessária para as dietas da moda. Raíssa revela que muitos pacientes buscam por resultados imediatos, no entanto, o organismo precisa de um tempo para emagrecer. A não ingestão de determinados alimentos e seus componentes pode, inclusive, causar danos à saúde.
“Isso pode acabar diminuindo o metabolismo. A gente emagrece para as festas, mas depois que elas acabam o peso volta e a gente pode até ganhar mais peso do que perdeu. Por isso é importante ter uma estratégia alimentar”.
Ouça a entrevista completa com a nutricionista Raíssa Zanatta: