A Divisão Comercial e Marketing da Dália Alimentos promoveu, com o apoio do Sistema Ocergs/Sescoop, a Convenção Comercial, realizada na Celebra Eventos, em Lajeado. A atividade reuniu, no início do mês, mais de 100 representantes, e contou com treinamento inspirador voltado à performance, excelência no atendimento ao cliente e à superação de limites na busca por resultados e metas. A programação incluiu também uma premiação aos gestores de filiais e vendedores pelos melhores desempenhos ao longo do ano.
Em uma apresentação dinâmica, o especialista em vendas Clóvis Lumertz compartilhou estratégias práticas para otimizar resultados comerciais e elevar o desempenho das equipes. “Vender é mais do que uma habilidade: é uma arte que pode ser desenvolvida com estudo, planejamento e prática contínua. O mercado atual não comporta mais aquele tirador de pedidos, mas exige que o representante comercial atue como consultor, um profissional adaptado às mudanças, que coloca o cliente no centro da estratégia”, afirmou.
Reconhecendo os desafios provocados pela escassez de mão de obra, Lumertz ressaltou as oportunidades que emergem desse cenário. “Os gerentes e gestores de equipes precisam capacitar e definir metas claras para seus representantes. O sucesso nas vendas começa antes do contato com o cliente. Conhecer profundamente o produto, o mercado e o perfil do cliente é essencial para abordar com segurança e assertividade.”
Mercado de lácteos e os desafios da produção
Em seguida, o responsável pelo Setor Comercial Lácteos, Elton Lima, abordou o cenário atual do mercado de lácteos e os desafios enfrentados com a queda na captação de leite no campo. “Nos últimos anos, a produção de leite no RS registrou quedas significativas. Diante desse cenário, readequamos nosso planejamento, equilibrando a quantidade de leite envasado com a produção de outros derivados para atender à demanda sem prejudicar nenhum cliente”, explicou.
“Foi um ano de grandes desafios, mas conseguimos trabalhar o nosso posicionamento de marca, conquistamos um aumento significativo no volume de venda de queijos fatiados, itens que concedem visibilidade à marca no ponto de vendas e reforçam o mix de produtos do nosso portfólio.” Para 2025, a Dália trabalha para lançar novos itens. “No primeiro trimestre, (re) lançaremos o achocolatado 200 gramas e daremos continuidade às avaliações de novas oportunidades de extensão de produtos da linha de laticínios.”
“Superamos uma crise climática”
O gerente da Divisão Comercial e Marketing, Igor Estevan Weingartner, destacou a importância de celebrar os resultados de 2024, mesmo diante dos desafios enfrentados ao longo do ano. “Superamos uma crise climática que afetou todo o estado. A indústria rapidamente retomou suas atividades e a área comercial bateu recordes de vendas. Todos temos motivos para comemorar”, ressaltou.
Além disso, Igor destacou o crescimento expressivo nas vendas de determinados produtos. Somente a linguiça suína registrou um crescimento de 55% nas vendas. “Outro marco importante foi a meta de atingirmos cerca de 10 mil clientes ativos no RS.” Antecipando novidades, Igor revelou a chegada de novos produtos previstos para 2025, incluindo um novo presunto e bacon em cubos, que prometem fortalecer o portfólio da linha de frigorífico.