A construtora Giovanella, contratada pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), segue as obras de construção de uma travessia do tipo “passagem molhada” sobre o Rio Forqueta, entre Arroio do Meio e Lajeado, nas proximidades da Ponte do Exército.
A estatal implantou a base e executou a colocação de 65 aduelas que formam 13 galerias que servirão de estrutura para viabilizar o tráfego de veículos entre os municípios. O serviço de terraplanagem deverá prosseguir pelos próximos dias.
A travessia visa facilitar a circulação dos usuários, permitindo a passagem no sentido de Lajeado para Arroio do Meio. Com isso, a Ponte do Exército poderá ser utilizada exclusivamente por aqueles que trafegarem no sentido contrário, ou seja, de Arroio do Meio para Lajeado. “Nosso objetivo é amenizar os prejuízos sofridos pela região em virtude do tempo de congestionamento e de espera que a população enfrenta diariamente. Com isso, evitaremos o fluxo intercalado na Ponte do Exército e conseguiremos desafogar o trânsito. Essa nova passagem não interfere no prazo de entrega da nova ponte da ERS-130, em 29 de março”, frisou o diretor-presidente da EGR, Luís Fernando Vanacôr.
A passagem molhada será constituída de 13 galerias de concreto armado com dois metros cada, formando um conjunto de cinco metros de largura com 30 metros de comprimento. A pista de rolamento que fará a aproximação à passagem será composta por uma camada de um metro de espessura formada por blocos de rocha e o pavimento formado por sub-base de rachão e base de brita graduada.
A EGR ressalta que o funcionamento da estrutura dependerá do nível do Rio Forqueta, ou seja, quando houver uma elevação superior a dois metros acima do nível normal, o fluxo poderá ser interrompido.
Galeria