Obra retrata a chegada dos imigrantes alemães

ESTRELA

Obra retrata a chegada dos imigrantes alemães

Livro “Breve História do Rio Grande do Sul, de Estrela e da Imigração Alemã”, de autoria de Joel Barcelos Mallmann, foi inaugurado no Memorial. Projeto cultural prevê destinação dos exemplares em instituições culturais e de ensino

Obra retrata a chegada dos imigrantes alemães
Obra retrata chegada dos imigrantes alemães na região
Estrela

A chegada dos imigrantes alemães em Estrela foi registrada nas páginas do livro “Breve História do Rio Grande do Sul, de Estrela e da Imigração Alemã”. A obra, escrita por Joel Barcelos Mallmann, traz o recorte da colonização na região do Vale do Taquari. O lançamento ocorreu no Memorial de Estrela, na terça-feira, 18.

A iniciativa surgiu por meio da elaboração de artigos relacionados às comemorações dos 200 anos da Imigração Alemã no Brasil. “Durante as pesquisas, surgiram mais curiosidades sobre o assunto. Ampliei as buscas pelas informações dos primeiros imigrantes em Estrela. Eles vieram durante o segundo ciclo migratório, por volta de 1856”, relata o autor.

Com a publicação da obra, Mallmann tem a expectativa de levar mais conhecimento sobre a história da região para a população do Vale do Taquari. “Sabemos que os resultados com os trabalhos culturais vêm com o tempo. A proposta é que as pessoas conheçam e amem a história de nasceram e vivem”, destaca.

O livro traz passagens das primeiras chegadas de imigrantes no Rio Grande do Sul, dos primeiros colonos alemães na região no Vale do Sinos, até detalhar a instalação do povo germânico em Estrela. Para a pesquisa, o professor de História utilizou obras de autores consagrados no assunto e recortes de artigos e publicações em jornais.

Obra retrata chegada dos imigrantes alemães na região

Ao ensino e à cultura

Obra retrata chegada dos imigrantes alemães na região

Para o lançamento, Mallmann viabilizou 100 exemplares, com financiamento próprio. “Minha expectativa era lançar ainda em 2024, dentro do ano das comemorações dos 200 anos da Imigração Alemã”, conta. A partir de agora, projeta a impressão de mil livros para disponibilizar à comunidade da região.

O autor segue em busca de recursos para finalizar o projeto. “A proposta foi contemplada por meio da Lei Rouanet. Por isso, quero deixar o livro disponibilizado para a população”, afirma. A expectativa é direcionar os exemplares para instituições culturais e de ensino, como biblioteca e escolas.

Acompanhe
nossas
redes sociais