Durante entrevista após o “Café com a Imprensa”, evento que marca o fechamento do ano na prefeitura de Lajeado, Marcelo Caumo confirmou a pretensão de concorrer a deputado federal em 2026. Ele é um dos principais nomes ligados ao Vale do Taquari cotados para a corrida aos parlamentos no próximo pleito.
“Meu plano é concorrer em 2026. O Vale precisa de uma voz ativa em Brasília, onde os recursos efetivamente circulam. E acredito que a gente tendo essa representação, conseguiremos avançar em várias pautas regionais”, afirma Caumo, que encerra o mandato de prefeito no fim do mês.
Após deixar o cargo, ele vai tirar 30 dias de férias e diz que ainda não definiu como serão os próximos meses. “Mas estarei me preparando para 2026”, garante. Caumo é filiado ao PP e pretende concorrer pela sigla, mas é cortejado também por outras agremiações.
O último deputado federal eleito com domicílio eleitoral no Vale do Taquari foi Enio Bacci, em 2010. Na ocasião, recebeu 92.116 votos em todo o RS, sendo 14 mil desses em Lajeado.