Há 20 anos, Brigada Militar comemorava 74 anos em Lajeado

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, Brigada Militar comemorava 74 anos em Lajeado

Lajeado

Uma solenidade foi realizada para celebrar a data e foi acompanhada por autoridades e pelo chefe de Estado Maior da BM do Estado, coronel Ilson Pinto de Oliveira. Durante o evento, medalhas por tempo de serviço e por méritos foram entregues a militares integrantes do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) do Vale do Taquari. Entre eles estavam o soldado Vagner Hernandez Luiz e o capitão Ricardo Accioly Gerhard, comandante do Pelotão de Estrela.

A história da BM de Lajeado começou em 20 de dezembro de 1930, quando o então prefeito Frederico Leopoldo Dexheimer extinguiu a chamada Polícia Administrativa e a Brigada Militar assumiu a função de segurança. No início, o batalhão funcionava junto ao prédio da prefeitura, que, na época, ficava na atual Casa de Cultura. Foi no ano de 1968 que a BM se transferiu para o antigo prédio da companhia de energia elétrica Força e Luz Lajeadense, na rua Júlio May, onde continua até hoje.

Desde 1998, o Lajeado se tornou sede do Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Vale do Taquari (CRPO-VT), que, antes disso, pertencia ao 5º BPM de Montenegro.

 

Placa marcava início de Estrela

O Centro Cultural 25 de Julho lançava a placa que marcava o local onde o município de Estrela teve início. O monumento ficava na esquina das ruas Júlio de Castilhos e Dr. Tostes, no Centro da cidade. Nas proximidades, conforme os relatos de 2004, ficava a primeira casa de alvenaria construída em Estrela.
O momento também homenageou o casal Wener e Gisela Schinke, que, na época, moravam na casa do local. A placa existe ainda hoje na mesma esquina, debaixo de uma árvore.

HÁ 50 ANOS

Nova padaria no Americano

Há 50 anos, Aloysio Ivo Rhod inaugurava sua nova Confeitaria e Padaria Ivo, na rua Osvaldo Cruz, nº 47, no bairro Americano em Lajeado. Além das tradicionais tortas, bolos recheados e cucas, agora os clientes teriam pães à disposição. Na época, uma novidade do empreendimento era que todo o processo de produção ficava atrás de uma janela de vidro, que permitia que os clientes enxergassem a produção.

Hoje é

  • Dia do Mecânico
  • Dia Internacional da Solidariedade Humana

Santo do dia

  • São Domingos de Silos

Acompanhe
nossas
redes sociais