Entidades regionais avançam em mobilização por anel viário

INFRAESTRUTURA

Entidades regionais avançam em mobilização por anel viário

Agência da Univates apresenta esboço de identidade visual de projeto, que vai se somar aos traçados propostos por alunos. Quase 30 entidades já assinaram manifesto por audiência com o Ministério dos Transportes

Entidades regionais avançam em mobilização por anel viário
Ideia do anel viário ganhou força após interrupções parciais na ponte da BR-386 (Foto: Gabriel Santos)
Vale do Taquari

Uma nova etapa no processo para reivindicação do anel viário na BR-386 começou esta semana. Depois dos traçados sugeridos por alunos em uma disciplina do curso de engenharia da Univates, agora começa a tomar forma a identidade visual do projeto. Esboço foi apresentado em reunião virtual nessa quarta-feira, 18, a líderes de entidades regionais.

O trabalho é desenvolvido pela Agência Experimental da Univates, e consiste na proposição de um slogan e da marca do projeto do anel viário. O objetivo é, com essa identidade, fortalecer a divulgação e a busca por mais apoiadores à iniciativa. Como foi uma primeira versão, o desenho ainda não é definitivo.

Segundo a presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Cintia Agostini, a criação da identidade visual integra o processo de mobilização regional pela obra. O tema ganhou importância neste ano, sobretudo após a interrupção de uma das pistas da ponte sobre o Rio Taquari, em setembro.

“A agência vai construir essa logo do anel viário e o que tivemos na reunião foi uma primeira demonstração, de um conceito de comunicação. A ideia é ter nome, uma marca e um slogan em prol da mobilização pela obra”, ressalta Cintia.

Em paralelo a esse movimento, o Codevat lidera a elaboração de um ofício onde busca audiência no Ministério dos Transportes para pleitear a obra. A intenção do grupo é que o material contenha a identidade visual pronta, bem como as possibilidades de traçados apresentadas pelos estudantes da universidade.
“Estamos fazendo uma correspondência conjunta. Temos quase 30 entidades que assinam junto. Inclusive associações e federações estaduais”, frisa Cintia.

ENTENDA

– Em outubro, um grupo da região formado por autoridades políticas, empresários, conselheiros e representantes da classe produtiva, iniciou uma mobilização para defender investimentos para uma nova ponte sobre a BR-386 e também para projetos de anel viário ligando rodovias do RS com a estrada federal;

– A comitiva esteve com a superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e com o alto escalão do governo estadual. A estratégia do grupo é buscar apoio de todas as regiões gaúchas para pressionar os poderes públicos a garantir obras no Vale;

– O entendimento é que se trata de um trecho estratégico para toda a produção gaúcha. Pela BR-386 passa cerca de 70% do Produto Interno Bruto do RS, com um fluxo diário entre 20 a 25 mil veículos por dia.

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