Uma nova etapa no processo para reivindicação do anel viário na BR-386 começou esta semana. Depois dos traçados sugeridos por alunos em uma disciplina do curso de engenharia da Univates, agora começa a tomar forma a identidade visual do projeto. Esboço foi apresentado em reunião virtual nessa quarta-feira, 18, a líderes de entidades regionais.
O trabalho é desenvolvido pela Agência Experimental da Univates, e consiste na proposição de um slogan e da marca do projeto do anel viário. O objetivo é, com essa identidade, fortalecer a divulgação e a busca por mais apoiadores à iniciativa. Como foi uma primeira versão, o desenho ainda não é definitivo.
Segundo a presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Cintia Agostini, a criação da identidade visual integra o processo de mobilização regional pela obra. O tema ganhou importância neste ano, sobretudo após a interrupção de uma das pistas da ponte sobre o Rio Taquari, em setembro.
“A agência vai construir essa logo do anel viário e o que tivemos na reunião foi uma primeira demonstração, de um conceito de comunicação. A ideia é ter nome, uma marca e um slogan em prol da mobilização pela obra”, ressalta Cintia.
Em paralelo a esse movimento, o Codevat lidera a elaboração de um ofício onde busca audiência no Ministério dos Transportes para pleitear a obra. A intenção do grupo é que o material contenha a identidade visual pronta, bem como as possibilidades de traçados apresentadas pelos estudantes da universidade.
“Estamos fazendo uma correspondência conjunta. Temos quase 30 entidades que assinam junto. Inclusive associações e federações estaduais”, frisa Cintia.
ENTENDA
– Em outubro, um grupo da região formado por autoridades políticas, empresários, conselheiros e representantes da classe produtiva, iniciou uma mobilização para defender investimentos para uma nova ponte sobre a BR-386 e também para projetos de anel viário ligando rodovias do RS com a estrada federal;
– A comitiva esteve com a superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e com o alto escalão do governo estadual. A estratégia do grupo é buscar apoio de todas as regiões gaúchas para pressionar os poderes públicos a garantir obras no Vale;
– O entendimento é que se trata de um trecho estratégico para toda a produção gaúcha. Pela BR-386 passa cerca de 70% do Produto Interno Bruto do RS, com um fluxo diário entre 20 a 25 mil veículos por dia.