A comunidade de Encantado se despede nesta sexta-feira, 20, do empresário Antenor Gonzatti, fundador do AGF Supermercados, tradicional estabelecimento comercial da região alta. Ele estava em tratamento médico e morreu em casa na noite de quinta-feira, 19, aos 78 anos. Gonzatti será sepultado às 16h no cemitério da comunidade Santo Agostinho, no bairro Planalto.
Ele deixa a esposa Lourdes, os filhos Rober e Robison, as noras Ana e Vanessa, e quatro netos: Mateus, Emily, Camille e Nicole. A família é bem envolvida nas ações voluntárias de Encantado e região. O filho Robison é o atual presidente da Associação Amigos de Cristo e do Conselho Pró-Segurança Pública de Encantado (Consepro), além de idealizador do projeto do Rosário da Proteção, na cidade de Muçum.
O empresário construiu uma trajetória marcada pelo trabalho, pela simplicidade e pelo foco nas pessoas. Nascido no interior de Relvado, perdeu a mãe aos seis meses e foi criado pela madrasta, Maria Sangalli, junto aos oito irmãos. Aos 14 anos, realizou sua primeira negociação de sucesso: trocou uma novilha por um boi mais pesado e dinheiro, ganhando o reconhecimento do pai, que o ensinou a valorizar a palavra e a responsabilidade nos negócios.
Em 1969, Seu Antenor, como era carinhosamente chamado, abriu sua primeira bodega em Linha Capoeirinhas, Relvado. O pequeno comércio vendia itens básicos como amido de milho, polvilho e fumo, além de oferecer uma mesa de sinuca que atraía os moradores da região. Ao lado da esposa, Lourdes, professora, ele conciliava o trabalho no comércio com a criação de suínos e o cultivo na roça.
A mudança para Encantado ocorreu em 1981, quando Gonzatti e a família se estabeleceram no Bairro Planalto. Ali, ele abriu um mercadinho de 40 metros quadrados, que, com o tempo, deu origem ao AGF Supermercados. Fundado oficialmente há 32 anos, o AGF ocupa hoje uma área de 2,5 mil metros quadrados e é administrado pelos filhos, Rober e Robison.
O supermercado atende consumidores de 22 municípios e oferece mais de 70 mil itens, consolidando-se como uma das 20 maiores empresas de Encantado. Participante ativo em causas sociais e festas comunitárias, Gonzatti via no encontro com as pessoas uma forma de fortalecer laços e fidelizar clientes. Durante anos, também fez parte do Coral São Carlos de Jacarezinho.
No ano passado, Antenor Gonzatti foi um dos empresários agraciados com o Troféu Adroaldo Conzatti pela sua participação no projeto Made In Encantado, idealizado pelo Grupo A Hora, sobre histórias empreendedoras de sucesso. Ele foi pessoalmente receber o reconhecimento em evento realizado no Auditório Sicredi.