O Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat) tem se destacado cada vez mais no cenário educacional, especialmente no que diz respeito ao ensino de línguas estrangeiras. Recentemente, o colégio comemorou um feito inédito no Vale do Taquari: dois de seus alunos, Bernardo Marroni Born e Henrique Reschke Moi, conquistaram a aprovação no exame C1 (certificado de proficiência avançada em língua alemã), um requisito fundamental para ingressar em universidades da Alemanha. Sua conquista abre um vasto leque de possibilidades acadêmicas e profissionais no cenário internacional.
A obtenção do certificado C1 representa um marco na vida acadêmica desses alunos e um passaporte para a realização de seus sonhos de estudar no exterior. Ele comprova um nível de conhecimento linguístico muito avançado e corresponde a um dos níveis mais altos do Quadro Europeu Comum de Referência de Línguas (QECR). “Conquistar um certificado C1 na língua alemã representa o comprometimento com um processo longo, mas muito importante. Tal importância surge através de uma ampla possibilidade de escolha de um curso de graduação. Ainda, muitas oportunidades no mercado de trabalho, estágios e intercâmbios serão possíveis devido ao certificado C1”, compartilha Bernardo, ressaltando a relevância dessa certificação para a abertura de diversas portas na sua trajetória.
Henrique, por sua vez, também enfatiza o impacto significativo do certificado C1 em seu futuro acadêmico. “A conquista da certificação de proficiência em língua alemã de nível C1 representa um grande passo na realização de um sonho: ingressar em uma universidade no exterior. Embora o futuro seja incerto, tenho plena convicção de que esse diploma será um diferencial significativo em minha trajetória, pois a obtenção do C1 abrirá um vasto leque de opções para a escolha da graduação. Além disso, acredito que esse certificado criará inúmeras oportunidades no mercado de trabalho internacional, além de viabilizar a participação em intercâmbios acadêmicos e profissionais”, destaca Henrique, transmitindo sua confiança no impacto que esse diploma terá em suas futuras escolhas acadêmicas.
Além de Bernardo e Henrique, a aluna Lauren Giane Gisch, que se formou na 3ª série do Ensino Médio neste ano de 2024 no CEAT, também obteve a certificação C1 e foi aprovada para o Studienkolleg na Alemanha, um curso preparatório que permite o acesso às universidades do país. Com a aprovação, ela abre caminho para cursar a graduação na área da saúde, incluindo a possibilidade de estudar medicina, uma de suas maiores aspirações.
O Ceat, ao oferecer os exames de certificação C1 desde 1989, destaca-se como uma das poucas instituições da Região Sul do Brasil a possibilitar essa certificação aos seus alunos. Além de fortalecer a competência linguística, a instituição proporciona aos estudantes oportunidades para explorar as opções de graduação em universidades brasileiras e no exterior, consolidando sua missão de formar cidadãos com uma visão global e uma preparação robusta para os desafios do mercado de trabalho internacional.