Slan recebe área para nova sede

LAJEADO

Slan recebe área para nova sede

Um dos centros da instituição passará a atender crianças e adolescentes no bairro Moinhos. Cedência da área ocorre por meio de permuta com o município

Slan recebe área para nova sede
Transferência para o novo terreno será no Centro Lenira, atingido pelas enchentes (Foto: Bibiana Faleiro)
Lajeado

Atingida pelas últimas grandes enchentes do município, a Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Slan) terá nova sede no bairro Moinhos. A cedência do terreno pelo município foi autorizada pela Câmara de Vereadores na terça-feira. A nova sede será construída em área não alagável.

O texto foi aprovado por unanimidade com discursos de reconhecimento pelo trabalho da entidade em benefício de crianças e famílias lajeadenses. Com o terreno e o projeto para a nova sede, as atividades da instituição serão transferidas para a Avenida Presidente Castelo Branco, próximo ao Projeto Vida Moinhos.

O espaço cedido é de 1.776 metros quadrados e abrigará a estrutura com três pavimentos, com capacidade para atender cerca de 400 crianças.

A concessão é por 20 anos. Conforme o presidente da Slan, Renato Specht, a mudança visa oferecer o atendimento sem risco de prejuízos com novas enchentes. “Foram cinco inundações. Em setembro o prejuízo foi de R$ 700 mil. Em maio conseguimos salvar pertences em um ginásio. A proposta é ter um espaço qualificado e seguro”.

A estimativa para a construção da nova sede é de um investimento superior a R$ 6 milhões, a serem arrecadados em parceria com empresas de Lajeado. O projeto integra quadra esportiva, espaço para atividades recreativas, salas de aula, refeitório, banheiros e centro administrativo. A ideia é que a obra inicie em 2025.

A serviço da comunidade

A Slan atende 700 crianças em três espaços: Centro Lenira Maria Müller Klein, no Centro; Centro Nora Oderich, no bairro Conservas; e Centro Pedro Albino Müller, no Santo Antônio. A transferência será do Centro Lenira, que fica próximo ao Parque dos Dick e atende cerca de 300 alunos.

A diretora da entidade, Sandra Pretto, afirma que instituição iniciou a busca por um novo espaço logo após a enchente de maio e, desde o início, recebeu o apoio do poder público municipal. Com a área escolhida, foi feita uma audiência pública com a Associação de Bairros da Comunidade Cohab de Moinhos, que também aprovou o projeto.

“É de extrema importância essa mudança de local, pois Slan vem enfrentando dificuldades de manter o seu atendimento. Com a ajuda da comunidade e clubes de serviço foi possível retornar às atividades. São mais de 325 crianças e adolescentes prejudicados cada vez que a entidade precisa sair do seu espaço em função das cheias”.

Segundo Sandra, a transferência para um local mais seguro é uma medida necessária para preservar o atendimento e garantir que os serviços continuem sendo oferecidos com qualidade.

Hoje, a instituição funciona de segunda a sexta, das 4h15min até às 18h30min, durante o ano inteiro. No local são oferecidas cinco refeições diárias, além de atividades pedagógicas, oficinas culturais, esportivas e sociais, de forma gratuita. A ideia é permitir um ambiente seguro para o desenvolvimento das crianças e adolescentes.

A diretoria estima que o processo pode levar de 2 a 3 anos até a mudança para a nova estrutura. Uma vez desocupada, a atual sede da Slan passa a ser do município, com a ideia de promover cursos pré-profissionalizantes e outras atividades no local.

 

Detalhes da nova sede

  • Área do terreno: 1.776,00m2
  • Área pav. térreo: 1.176,83m2
  • Área segundo pav.: 1.131,12m2
  • Área terceiro pav.: 1.131,12m2
  • Área terraço: 1.131,12m2
  • Área total a construir: 4.570,19m2

Acompanhe
nossas
redes sociais