Pronto-socorro novo e mais humanizado

Opinião

Diogo Fedrizzi

Diogo Fedrizzi

Pronto-socorro novo e mais humanizado

Com investimento de R$ 2,5 milhões, a necessária obra de ampliação do Pronto Socorro do Hospital Beneficente Santa Terezinha de Encantado (foto) deve ser concluída até abril de 2025. A expectativa é do diretor administrativo, Márcio Sottana, explanada durante reunião com os vereadores na segunda-feira, 16. O pedido de audiência partiu de Gustavo Radaelli (PDT) e Valdecir Gonzatti (PSDB), incomodados com recentes críticas de encantadenses ao atendimento no PS. “Todos os casos são tratados internamente com seriedade”, reforçou o diretor.

Além dele, participaram da conversa o coordenador do PS, médico Jorge Hurtado Bermudez, a assistente administrativa, Marilene Daltoé, a gerente de enfermagem, Mariclen da Silva Pereira, bem como a secretária de Saúde, Karoline Kripa, e a servidora Andriza de Oliveira.

A expectativa de Sottana é melhorar gradativamente o fluxo de atendimentos (atualmente são mais de 2,5 mil por mês, a grande maioria fora da classificação de urgência), com espaços maiores e ambientes privativos, diferente do que é hoje, quando pacientes acidentados são acolhidos no mesmo local que uma pessoa com dor de cabeça, por exemplo.

Humanizar o acolhimento dos pacientes que chegam ao PS é outra prioridade (e desafio) das lideranças do hospital. Sottana salientou que treinamentos e qualificações pelo sistema de educação continuada são oportunizados aos colaboradores. Por outro lado, argumenta, há falta de mão de obra também na área da saúde, que reflete na dificuldade de preencher as vagas em aberto, algumas delas de funcionários que pediram desligamento, principalmente depois da enchente de maio. A escassez de imóveis para alugar na cidade é outro fator que atrapalha a atração de profissionais. Para alguns vereadores, porém, é preciso valorizar financeiramente os trabalhadores.

Por fim, foi consenso entre os participantes da reunião de que reforçar a comunicação com a população é essencial, sobretudo na orientação de que, em casos não urgentes, o paciente deve priorizar as consultas no PA+, que atende 24 horas, todos os dias, e nos postos. Com isso, ajuda a desafogar o movimento no Pronto Socorro.

Cris Costa x Gonzattinho, quem vai ceder?

Pelo jeito, não será desta vez que teremos um início de mandato tranquilo na Câmara de Encantado. É que uma disputa dentro do PSDB tem se acirrado nos últimos dias de olho na principal cadeira da Mesa Diretora no primeiro ano da nova legislatura.

Dois parlamentares querem o cargo, Cris Costa e Valdecir Gonzatti. E nenhum dos dois está disposto a ceder, mesmo que pelo acordo a bancada do PSDB também presidirá a Câmara no último ano. Nem a reunião entre os tucanos na segunda-feira, 16, sinalizou para o entendimento.

Costa argumenta que está há mais tempo no partido em comparação a Gonzattinho. Além do mais, na atual legislatura, “abriu mão da presidência” para os colegas Joel Bottoni, já falecido, e Sandra Vian, com a condição de receber apoio no próximo mandato caso fosse reeleito.

Gonzattinho, que já foi presidente em outras oportunidades, usa a experiência de ter conquistado a quinta vitória consecutiva como argumento para ser o escolhido, além da “coragem para tomar decisões, firmeza, condução dos trabalhos e boa circulação entre todos os partidos”, como fatores a seu favor.

E agora, José? Quem diria que teríamos tamanho “enrosco” dentro da base aliada antes mesmo de começar o novo governo de Jonas Calvi (PSDB).

A música e a reconstrução

O empresário Jonatã Baroni, o Tatá, brilha o olho quando fala do Festival de Música das Pontes de Muçum. Por dois motivos. Primeiro, pela paixão musical. Ele é baterista da banda Bandidos da Noite e troca os jogos de futsal da semana pelos ensaios com os amigos. Segundo, por acreditar na reconstrução da cidade de Muçum após as quatro enchentes históricas. A família dele também foi atingida e hoje mora em outra cidade.

O evento ocorre neste sábado, 21, a partir das 18h, na Rua Coberta da Praça da Matriz, e mantém o propósito beneficente. O acesso é gratuito, mas o público poderá contribuir com doações espontâneas que serão destinadas para a aquisição de doces e brinquedos para as crianças. A temática da quinta edição é “Renascer das Pontes”, em alusão à conexão entre a reconstrução física e emocional dos muçunenses. Tatá esteve no estúdio da Rádio A Hora de Encantado nesta semana e confirmou que cinco bandas do estilo pop rock se apresentarão, além do show da Garotos da Rua. Quem puder, vale a pena conferir!

Associação faz alerta a vereadores de Roca Sales

A Associação Amigos Reconstruindo Roca Sales (AARRS) sugeriu à Câmara de Vereadores que aguarde a conclusão do laudo hidrológico contratado pela entidade antes de votar o projeto dos R$ 14 milhões para a reconstrução da Avenida General Daltro Filho, incluindo uma ponte nas proximidades das empresas curtume e JBS.

A expectativa é que o estudo, viabilizado com recursos financeiros arrecadados por meio das doações à AARRS, fique pronto até o final de janeiro de 2025. Uma das preocupações da diretoria da associação é que o laudo anexado ao projeto pelo governo está desatualizado. O documento é de abril, ou seja, anterior à maior enchente de maio. Prudente o alerta.

Eu pergunto:

Você acredita que em Encantado tem pacientes que chegam a consultar até 10 vezes na mesma semana, “pipocando” idas ao posto de saúde, PA+ e Pronto Socorro?
Esse foi um dos comentários durante a reunião de segunda-feira, 16, entre vereadores, representantes da secretaria da saúde e do hospital.

BASTIDORES

– Em Anta Gorda, os servidores municipais terão um reajuste de 8% no salário a partir de 1º de janeiro de 2025. Uma parte, 4,76%, refere-se à reposição das perdas inflacionárias. O restante, 3,24%, é o aumento de fato. O projeto já foi aprovado pelos vereadores.
– A última reunião de 2024 dos prefeitos da Associação dos Municípios do Alto Taquari (Amat) será hoje, às 18h30min, em Ilópolis, cidade do atual presidente, Edmar Rovadoschi. Em janeiro está programada a eleição da nova diretoria.
– Em Encantado, a última sessão ordinária da atual legislatura está marcada para segunda-feira, 23.

Acompanhe
nossas
redes sociais