Hospital de Encantado inaugurava recepção

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Hospital de Encantado inaugurava recepção

HÁ 20 ANOS

O Hospital Beneficente Santa Terezinha de Encantado inaugurava sua nova recepção, localizada na esquina entre as ruas Júlio de Castilhos e Coronel Sobral. Os recursos vinham do próprio hospital. Na época, o diretor era João Batista Pozza.

A casa de saúde tinha começado a ser construída em 1942, na área de terras doada por Ângelo Cenatti e Itália Poletto. A inauguração ocorreu em 1945, no dia da festa de Santa Terezinha.

Delta plantava três hectares de árvores

Uma área de três hectares seria reflorestada às margens do Rio Taquari, em Cruzeiro do Sul. Mais de 500 mudas seriam plantadas para recompor a mata ciliar na comunidade de Bom Fim, numa área que antes era usada como lavoura de milho.

A iniciativa era do Clube Náutico Delta, que tinha adquirido o espaço. Na época, o presidente e o vice eram André Diel Lopes e Carlos Tasca. Desde a fundação do Delta, em 1984, vários projetos de caráter ambiental já tinham sido desenvolvidos.

 

HÁ 50 ANOS

 

Despedida na Olvebra

Uma confraternização entre os funcionários do Grupo Olvebra era oferecida por Manoel dos Santos, mais conhecido como Mané, na sede social do Grêmio Esportivo Olvebra.

Mané era técnico industrial da companhia e deixava a unidade de Lajeado para ir a Florianópolis, onde se dedicaria a “negócios particulares”, explicavam os jornais da época.

O momento teve a presença de cerca de 150 pessoas, representantes de Porto Alegre, Pelotas, Guaíba, Santa Rosa, além de Lajeado, que prestaram homenagem pelos três anos de atividades na companhia.

Escola Sagrada Família completava 110 anos

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Sagrada Família, de Roca Sales, comemorava seus 110 anos. Para celebrar a data, houve apresentação dos alunos e homenagem ao professor Ottomar de Azevedo, que lecionou na escola por 30 anos, entre 1954 e 1984.

Também foi feita uma mostra de trabalho dos alunos. Na época, a diretora era Clarisse Elaine Henrichsen e haviam oito professores na escola.

A história da Emef começou em 1885, quando 20 famílias de origem germânica chegaram à localidade. Foi em 1894 que fundaram a escola, juntamente com um padre jesuíta de Estrela. O primeiro professor foi Thomas, que deu aulas até 1910.

Depois, chegou o professor Alberto Schmitz, de Bom Princípio, que lecionava na sua própria casa. Em 1927, foi construída a escola-capela. A separação das duas só ocorreu em 1972, quando foram adquiridas as terras onde a escola funciona até hoje.

  • Hoje é

Aniversário da Emancipação do Paraná

  • Santo do dia:

Santo Urbano V

Acompanhe
nossas
redes sociais