A atriz australiana Cate Blanchett, vencedora de dois prêmios Oscar e embaixadora da Boa Vontade da Agência da ONU para Refugiados (Acnur), esteve no Brasil entre os dias 16 e 18 de dezembro para visitar regiões afetadas pelas enchentes no Vale do Taquari e em Porto Alegre. Na região, visitou Lajeado, Cruzeiro do Sul e Taquari.
Durante a missão, Blanchett percorreu áreas devastadas pelas chuvas que atingiram o RS em maio de 2024. Em Cruzeiro do Sul, no Bairro Passo de Estrela, localizado às margens do Rio Taquari, a atriz caminhou por uma das localidades mais impactadas, cenário de destruição que ganhou repercussão internacional.
Em Lajeado, Blanchett se reuniu com refugiados haitianos e brasileiros que enfrentam as consequências do desastre climático. Entre eles, estava Saintadieu Eraus, alfaiate que chegou ao Brasil em 2010 após um terremoto no Haiti.
Eraus perdeu todos os seus bens duas vezes: em setembro de 2023 e novamente nas enchentes de maio de 2024. A atriz também visitou o Bairro Sarandi, em Porto Alegre, onde muitas casas ficaram submersas durante o desastre.
Em uma reunião com o governador Eduardo Leite (PSDB), Blanchett discutiu os impactos das mudanças climáticas e a necessidade de ações globais para mitigar seus efeitos.
Essa foi a primeira missão oficial de uma embaixadora da Acnur no Brasil.