Trilhas da Inovação forma 4ª turma

LAJEADO

Trilhas da Inovação forma 4ª turma

Nesta edição, o programa selecionou 138 estudantes dos anos finais do Ensino Médio. Formatura ocorreu na noite de hoje, 18

Trilhas da Inovação forma 4ª turma
Foto: Vini Bilhar
Lajeado

Aproximar os jovens do mercado de trabalho e das tecnologias é o objetivo do programa Trilhas da Inovação, que formou a 4ª turma na noite desta quarta-feira, 18. Nesta edição, o programa selecionou 138 estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental da rede pública de Lajeado. A cerimônia de formatura ocorreu no prédio 7 da Univates.

Custeado pelo governo municipal, o projeto surgiu após debates dentro do Pro_Move, grupo com participação do setor empresarial, universidade, repartições públicas e sociedade civil organizada.

O objetivo é garantir a oportunidade para jovens de 13 e 14 anos terem conhecimentos técnicos introdutórios para quatro áreas (Indústria 4.0, Robótica, Tecnologia da Informação e Eletrônica). Conforme a organização, cerca de 30% dos concluintes ingressam no jovem aprendiz no ano subsequente ao curso.
A meta é aproximar estudantes das oportunidades do mundo do trabalho antes mesmo deles chegarem ao Ensino Médio. Desde 2021, mais de 479 estudantes do Fundamental receberam os certificados.

O Trilhas se tornou um programa replicado em diversas regiões gaúchas. A metodologia passou a fazer parte da oferta do Senai no RS e no país. Há cursos semelhantes em Garibaldi, Erechim, Serafina Corrêa, Guaporé entre outros municípios.

Foto: Vini Bilhar

Detalhes do Trilhas da Inovação

– Foi o primeiro projeto de inovação na área educacional em Lajeado, iniciado em 2021, a partir das discussões do Pro_Move.
– É destinado para escolas da rede pública municipal, do 9º ano do Ensino Fundamental.
– Curso com ênfase em inovação, engenharia e ciências exatas. São quatro trilhas independentes: eletrônica, robótica, fundamentos para programação de software e tecnologias da indústria 4.0.
– O governo de Lajeado oferece lanche e transporte gratuito aos alunos. Além de investir nas formações. Neste ano, foi de R$ 239 mil.
– O Senai fornece material didático, uniforme, e caderno.

Acompanhe
nossas
redes sociais